Página PrincipalQuando uma Moeda comemorativa de 1 Real pode ser valiosa
Curiosidades
Quando uma Moeda comemorativa de 1 Real pode ser valiosa
Na última semana, o Banco Central surpreendeu ao anunciar a circulação de uma moeda de 1 real em celebração aos 30 anos do Plano Real. A peça já está em circulação, e já pode ser encontrada por qualquer pessoa em um trocado no comércio, por exemplo.
Ao contrário do que muita gente imagina, as moedas de 1 real dos 30 anos do Plano Real ainda não podem ser consideradas valiosas. Por mais que elas sejam especiais, mais de 45 milhões delas foram postas em circulação, o que faz com que elas não sejam raras neste momento.
De todo modo, existem outras moedas comemorativas de 1 real que podem ser consideradas valiosas porque foram lançadas há mais tempo. Com o passar dos anos, várias dessas peças se desgastaram, e apenas algumas delas seguem em circulação, o que faz com que os exemplares sejam considerados mais raros atualmente.
Além disso, essas peças específicas podem ser consideradas ainda mais valiosas caso tenham uma característica específica. Por isso, a dica é prestar bem atenção aos detalhes para não deixar nada passar.
As moedas comemorativas
Nesse sentido, cabe frisar que quatro moedas específicas de 1 real vêm chamando a atenção de colecionadores. São elas:
Moeda de 1 real do BC 40 anos;
Moeda de 1 real do BC 50 anos;
Moeda de 1 real do Beija-flor;
Moeda de 1 real do JK.
Todas essas peças fazem parte da chamada segunda família do Plano Real e ainda são circulantes. Para ajudar no processo de identificação de cada uma delas, listamos abaixo um grupo com as principais características dos exemplares, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
Material: inox+bronze;
Diâmetro: 27,0 mm;
Peso: 7,00 g;
Espessura: 1,95 mm;
Bordo: serrilhado interm.;
Eixo: reverso moeda (EH)?;
Circulação: de 12/09/2002 a atual;
Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.
Moeda do JK
Desenho do Anverso: Figura de Juscelino Kubitschek e dístico CENTENÁRIO JUSCELINO KUBITSCHEK no núcleo prateado e transpassando para o anel dourado.
Moeda do BC 40
Desenho do Anverso: Logomarca oficial para as comemorações dos 40 anos da instituição, com referência direta da perspectiva do Edifício-Sede em Brasília e a legenda BC, além das inscrições BANCO CENTRAL DO BRASIL e 1965 40 ANOS 2005.
Moeda do BC 50
Desenho do Anverso: O prédio do Banco Central em Brasília em perspectiva, ladeado pela legenda “50 anos” e pela logomarca da autarquia
Moeda do Beija-Flor
Desenho do Anverso: O beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 real, lançada em 1994. No anel dourado, a legenda 25 ANOS DO REAL acima e 1994 . BRASIL . 2019 na parte de baixo.
Os valores das moedas
Para que as moedas citadas acima sejam consideradas valiosas pelos numismatas, é necessário que elas contem com um erro conhecido como data marcada.
Como o próprio termo já indica, trata-se da indicação da data em um local diferente da prevista pela cunhagem tradicional. Na imagem abaixo, você pode conferir como essa data se dispõe.
Além disso, você também pode conferir os valores projetados para as moedas de 1 real na segunda família do Plano Real que contam com essa característica específica, conforme os catálogos numismáticos mais atualizados:
Peças comemorativas
Abaixo, você pode conferir a lista completa de moedas de 1 real consideradas comemorativas:
50 anos da Declaração dos Direitos Humanos – 1998;
Centenário de Juscelino Kubitschek – 2002;
40 anos do Banco Central do Brasil – 2005;
Comemorativa à entrega da bandeira olímpica – 2012;
50 anos do Banco Central do Brasil – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio – Atletismo – 2014;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio – Natação – 2014;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio – Paratriatlo – 2014;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio – Golfe – 2014;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio – Basquetebol – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Vela – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Paracanoagem – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Rúgbi – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Futebol – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Atletismo paraolímpico – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Voleibol – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Judô – 2015;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Boxe – 2016;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Natação paraolímpica – 2016;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Mascote olímpica Vinicius – 2016;
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Mascote paraolímpica Tom – 2016;
25 Anos do Plano Real – 2019.
Canais de Venda de Moedas Raras
Há várias opções para comercializar moedas raras, como lojas especializadas, leilões, grupos de colecionadores em redes sociais e plataformas de vendas online. Entre as alternativas mais conhecidas estão:
Grupos de Colecionadores no Facebook: O Facebook abriga diversos grupos dedicados à compra e venda de moedas raras, onde é possível encontrar compradores interessados.
Marketplaces Online: Plataformas como Mercado Livre e Shopee oferecem seções específicas para a venda de moedas e itens de colecionismo.
Venda Direta a Colecionadores: Você também pode entrar em contato diretamente com colecionadores experientes, que estão dispostos a pagar um bom preço por moedas valiosas. O renomado portal Notícias Concursos também está interessado em adquirir moedas valiosas, desde que tenha erros.