Empreendedorismo

Quando promover um funcionário? Pontos importantes sobre Meritocracia – Parte 3

Nesta terceira parte da série de 4 artigos referentes à promoção de funcionários, exploraremos os critérios mais considerados quanto à meritocracia.

Alguns dos critérios para promover por meritocracia:

As empresas possuem culturas diferentes, assim como visão e valores. Por isso não há padrões para critérios e políticas internas, mas existem alguns consensos, que podem ser considerados, como os que relacionamos abaixo:

Engajamento

Aplicado à Gestão de Pessoas, remete ao envolvimento do funcionário com a atividade, projeto, atendimento.

Motivação

O quanto esse funcionário se automotiva para cumprir sua demanda na rotina. (Não estamos falando neste momento sobre a motivação que parte da empresa, e sim sobre a motivação intrínseca em cada pessoa, que pode ser observada).

Liderança

Primordial se deseja um líder. A liderança é inata em muitas pessoas, mas pode ser alinhada de acordo com a cultura da empresa.

Proatividade

Esse funcionário faz além do básico em sua tarefa, geralmente toma iniciativa e sempre tem sugestões de melhorias. É aquela pessoa que foca resultados, e não apenas problemas.

Resiliência

Capacidade de se adaptar a mudanças. Neste ponto é cabível análise sobre qualquer mudança (espaço físico, colegas, gestores, tarefas).

Ética

É um fator básico para que mantenha um funcionário em sua empresa, mas deve analisar em caso de promoção, por conta das confidencialidades e confiança dentro das funções do novo cargo.

Posturas (interna e externa)

Um ponto de observação dentro da rotina. Como ele trata os colegas e os clientes? A sua postura mediante a pressão ou contrariedades, tudo isso deve ser avaliado para verificar se a postura do funcionário é compatível com o novo cargo.

Comunicação

Comunicação neste caso, não é apenas como o funcionário fala, e sim sobre a clareza que ele possui quanto ao que diz. As pessoas entendem o que ele fala? Sabe elaborar situações e explicações? Como é a sua comunicação por escrito? Como se comunica com os colegas?

Todos esses pontos devem ser avaliados como os demais, não por julgamentos, apenas por compatibilidade das exigências para o novo cargo e função.

Na próxima (e última parte) dessa série, falaremos mais sobre trabalho em equipe e competências.