O que dá para comprar com uma moeda de 5 centavos? Em tempos de alta inflação, é fato que esta simples unidade monetária não representa muita diferença na vida das pessoas. O que nem todo mundo sabe, é que existem casos específicos que podem fazer você se surpreender.
Estamos falando de moedas raras. De acordo com especialistas na área da numismática, o Brasil conta com milhares delas ainda em circulação. Neste artigo específico, vamos falar sobre quatro casos de peças que podem ser consideradas raras, e que muita gente não sabe. São elas:
O que todas estas peças têm em comum? Todas elas fazem parte da segunda família do Plano Real. Além disso, todas elas ainda possuem valor monetário, o que significa que elas podem ser encontradas em um trocado no comércio, por exemplo.
Abaixo, você pode conferir as principais características das moedas de 5 centavos dos anos citadas acima, com base nas informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC). Confira:
Outra curiosidade sobre esta moda é que ela faz uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes. Ele virou o símbolo da Inconfidência Mineira, uma das dezenas de movimentações que culminaram na Independência do Brasil.
Quando a sua luta pela independência foi descoberta pela Coroa Portuguesa, Tiradentes foi capturado e enforcado na frente dos populares. Esta execução ocorreu no dia 21 de abril de 1792. Até hoje, esta data é considerada um feriado nacional todos os anos.
De acordo com especialistas em numismática, as moedas citadas acima podem ser consideradas valiosas quando são encontradas com um erro de cunhagem conhecido no meio dos colecionadores como CENTAVOS DUPLO.
Você não vai precisar de nenhum equipamento especial para verificar se a sua moeda conta com esta falha. Basta prestar atenção na palavra CENTAVOS e verificar se ela está duplicada. Caso ela tenha este erro, estes são os valores indicados de acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados:
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência. Ao menos estas são as dicas dos especialistas.