Certamente, você já deve ter ouvido falar que a qualidade do sono afeta a produtividade, certo? Mas você já parou para analisar quais são esses impactos? Como eles acontecem?
Se ainda não, neste texto você entenderá como a qualidade do sono é capaz de mudar a nossa rotina no trabalho e nos estudos. E veja bem: não estamos falando de quantidade de horas, mas sim, da qualidade do sono no tempo que você consegue dormi-lo – sejam 6, 7 ou 8 horas.
Acompanhe a seguir e saiba mais!
A qualidade do sono afeta a produtividade de diversas maneiras. Só quem teve uma noite mal dormida e precisou trabalhar normalmente no outro dia sabe do que estamos falando.
A noite mal dormida afeta o humor, o raciocínio e o nosso organismo de uma maneira geral. Por isso, é fundamental cuidar da saúde do sono quando se deseja ter melhores resultados na vida profissional e acadêmica.
Abaixo listamos alguns fatores que exemplificam como a qualidade do sono afeta a produtividade. Veja:
Nos sentimos muito mais felizes, tranquilos e empolgados quando conseguimos dormir bem. E sabemos que as emoções positivas são importantíssimas na hora de sermos mais produtivos, não é mesmo?
Se acordamos cansados ou com a sensação de que estamos “quebrados”, automaticamente o dia pode passar de uma maneira mais “arrastada”, difícil e pesada.
Quando o nosso cérebro consegue descansar bastante, tendemos a raciocinar melhor. E quanto melhor é a nossa capacidade de raciocínio, obviamente, maior será a nossa produtividade.
Isso porque teremos uma capacidade de resolução de problemas mais apurada e qualificada.
A nossa memória precisa de boas noites de sono para funcionar bem. Quando dormimos mal, a tendência é que passemos a esquecer mais das coisas, justamente porque o cérebro não teve o tempo adequado para reorganizar os conhecimentos e informações adquiridos.
Por isso, se você quer ter boa memória e usar isso ao seu favor no trabalho, então não hesite na hora de cuidar do seu sono. Ele é essencial na hora da “faxina” das memórias.
O nosso corpo não funciona de forma separada. Ou seja, a mente e o corpo se ligam em uma harmonia constante.
Se estamos muito cansados fisicamente, tendemos a ter menos foco e produtividade. Se estamos energizados depois de uma noite de sono, a nossa mente fica mais ativa e pronta para os desafios.
Por isso, quando pensamos em como a qualidade do sono afeta a produtividade, devemos pensar justamente que o sono nos ajuda a descansar tanto a mente, quanto o corpo. E quando não os descansamos, nos sentimos sem energia e menos produtivos.
Assim como afeta o raciocínio, a qualidade do sono afeta a produtividade a partir do momento em que a capacidade mental é aumentada. Logo, é possível ter mais resultados positivos no trabalho e nos estudos.
Cuide do seu sono!