É comum que muitos estudantes confundam o significado de língua e linguagem, no entanto, esses termos têm diferentes sentidos. Fazer a correta distinção é importante para evitar equívocos em discussões ou em avaliações, por exemplo, já que esses temas sempre se fazem presentes.
Por esse motivo, apresentamos abaixo a definição de língua e de linguagem para você entender bem no que ambas se diferem.
A linguagem refere-se a todo tipo de comunicação, seja essa comunicação por meio da fala ou de gestos, sons, imagens etc. Desse modo, a linguagem tem relação com os processos de interação.
Nesse sentido, abarca os diversos mecanismo que são usados para transmitir informações, ideias, experiências, desejos, sentimentos e muito mais. Nesse caso, não há restrição quanto aos códigos, assim, quaisquer conjuntos de sinais e signos cujo objetivo é comunicar são linguagem.
Assim sendo, a linguagem não é exclusividade apenas dos seres humanos, mas é encontrada também entre os animais, que têm seus próprios mecanismos de linguagem. As abelhas, por exemplo, dispõe de um sofisticado esquema de comunicação, uma linguagem própria.
O que difere a linguagem humana da animal, por exemplo, é a possibilidade de ser verbal ou não verbal. A linguagem verbal se dá através da fala. Esta, por sua vez, é parte da língua.
As definições de língua podem ser muitas, mas, nesse contexto, podemos dizer que língua consiste em um tipo de linguagem. Além de ser exclusiva do ser humano, a língua tem ainda um caráter social e cultural.
Nesse sentido, podemos definir língua como um código verbal, um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. As palavras são convencionadas pela comunidade, mas as regras obedecem a universais.
Apesar de tal simplificação em sua definição, a língua é um sistema complexo de elementos e se complexifica ainda mais em relação ao seu lado social. Para maior aprofundamento, é necessário recorrer a materiais mais completos da ciência que a estuda.
A ciência que estuda tanto a linguagem como a língua e a fala é a linguística.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!