Saúde e Bem Estar

Qual a posição mais agradável para a gestante dormir?

As mudanças que ocorrem no corpo da mulher podem atrapalhar a qualidade do sono, veja como evitar esse problema.

Você sabia que existe uma posição mais agradável para a gestante dormir? Isso porque, especialmente quando a barriga já cresceu bastante, a nossa circulação sanguínea pode ser afetada pela posição que dormimos. Com isso, alguns desconfortos podem ser sentidos, causando mal-estar e atrapalhando o descanso da mulher.

Pensando nisso, trouxemos informações sobre o que acontece no corpo feminino, quando grávido, assim que a mulher se deita para dormir. Acompanhe e entenda como ter um sono de qualidade durante a gestação.

O que acontece no corpo quando a mulher grávida deita?

Nosso corpo precisa da circulação sanguínea para que todos os tecidos e células recebam nutrientes, vitaminas, minerais, água e oxigênio. Dessa maneira, o sangue precisa descer do nosso corpo, até as nossas pernas, retornando para o coração em seguida.

Essa “descida” acontece através da veia aorta, que fica do lado esquerdo do corpo. Para retornar, o sangue deverá “subir” através da veia cava, que fica do lado direito do corpo.

Quando a mulher deita, dependendo da posição, ela poderá comprimir uma dessas veias, causando efeitos em sua circulação sanguínea.

Ao deitar do lado esquerdo, o sangue apenas terá um pouco mais de dificuldade para chegar aos membros inferiores, mas ainda chegará. Já no caso de a mulher deitar do lado direito, a veia cava ficará muito comprimida, dificultando a “volta” do sangue para o coração.

Com isso, é possível que a mulher sinta desconfortos, por conta do descrédito cardíaco, tendo a sensação de aceleração do coração e até mesmo palpitação.

Qual a posição mais agradável para a gestante dormir?

Tendo em vista os pontos que trouxemos acima, fica mais prático refletirmos sobre a posição mais agradável para a gestante dormir. Veja mais informações:

O lado esquerdo é a posição mais agradável para a gestante dormir

Deitar de lado é mais confortável para a mulher grávida, especialmente quando ela estiver quase no fim de sua gestação, ou seja, quando a barriga já tiver grande o suficiente para impactar diretamente em pontos distintos do corpo.

Do mesmo modo, o lado esquerdo é o mais recomendado por especialistas, pois dessa forma a circulação sanguínea fluirá de uma forma mais interessante, sem causar um mal-estar a mulher.

Com isso, ela conseguirá manter um sono de mais qualidade, mesmo quando a gestação já estiver bastante avançada.

De qualquer forma, é importante salientar que isso não quer dizer que a mulher não possa deitar em outras posições. É preciso apenas que ela sempre mantenha o seu conforto e bem-estar, garantindo a sua saúde e o seu sono equilibrado.

Mulheres grávidas devem cuidar da quantidade de água que ingerem à noite

Por conta de o útero pressionar a bexiga, beber muita água à noite pode atrapalhar o sono da gestante. Isso porque ela sentirá vontade de urinar diversas vezes ao longo da noite. Com isso, poderá ter o sono interrompido de maneira muito recorrente, atrapalhando o descanso e os ciclos do sono.

Por isso, mantenha o seu corpo hidratado, bebendo mais água durante o dia, e evite muitos líquidos à noite, antes de dormir. Assim você conseguirá descansar melhor e terá um sono de mais qualidade.