Na língua portuguesa, podemos encontrar diversas expressões que, por possuírem semelhança na grafia e no som, acabam nos confundindo. Entre elas, podemos citar o par: “acima” e “a cima”.
Porém, é fundamental que você saiba usar cada uma dessas palavras corretamente, uma vez que questões sobre elas podem aparecer nos mais variados exames de português. Ainda, você precisa dominar o uso de “acima” e “a cima” para utilizar os dois termos de maneira correta na sua redação.
Antes de descobrir os usos corretos de cada uma das expressões, é válido destacar que tanto “acima” quanto “a cima” existem na língua portuguesa. O uso de uma ou de outra vai depender exclusivamente do contexto em que as mesmas se inserem.
A palavra acima é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição superior, ou seja, em um nível mais elevado.
Vamos ver, a seguir, dois exemplos:
Lembre-se de que você pode sempre trocar “acima” pelo seu antônimo, ou seja, “abaixo”, para verificar se o uso da palavra está correto.
Vamos observar esses dois exemplos:
Como podemos ver, o uso do antônimo não provocou mudança de sentido na frase. Assim, podemos afirmar que a aplicação da palavra está correta.
O termo “a cima”, por sua vez, é formado a partir da junção da preposição “a” com o substantivo “cima”. Ainda, é válido destacar que o principal significado dessa palavra é “para cima”.
Vamos observar, a seguir, dois exemplos do uso da expressão “a cima” em uma frase:
Dica: lembre-se de que você pode, com o objetivo de verificar se o uso da palavra está correto, trocar “a cima” pelo antônimo dessa expressão, ou seja, “de baixo” ou “para baixo”.