A Caixa Econômica Federal começou a depositar as parcelas de abril do Bolsa Família no dia 14. No entanto, cerca de 1 milhão de pessoas podem simplesmente ter os pagamentos do benefício suspensos.
Pensando nisso, separamos algumas informações para evitar que você seja bloqueado no Bolsa Família devido à Averiguação Cadastral Unipessoal, com objetivo de verificar inconsistências na composição familiar, deixando milhares de pessoas na dúvida se poderão sacar seus benefícios.
Para ter direito ao benefício, as famílias precisam atender a alguns critérios estabelecidos pelo programa, como renda mensal per capita não superior a R$ 218,00. Em outras palavras, toda renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividido pelo número de pessoas da família, deve ser de, no máximo, R$ 218.
Contudo, as famílias que estão inscritas no Bolsa Família podem correr o risco de serem bloqueadas ou terem o benefício cancelado caso não cumpram algumas das regras do programa, como:
É importante lembrar que, em caso de bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família, a família pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a situação.
Para se qualificar e manter os pagamentos mensais, os beneficiários do Bolsa Família devem aderir a todos os regulamentos do programa. Para ser identificado na situação de pobreza, é fundamental respeitar o limite máximo de renda e também manter os dados do Cadastro Único atualizados com qualquer alteração de renda, número de familiares ou endereço.
O cumprimento das exigências para administração de vacinas, pré-natal para gestantes e matrícula de crianças e adolescentes na escola também são condições obrigatórias a serem cumpridas.
Além disso, caso o benefício seja bloqueado, o CRAS exige que o participante comprove a adesão ao programa para evitar o cancelamento definitivo.
Outro erro comum no início de uma nova rodada de pagamentos do Bolsa Família é bloquear o Caixa Tem. Em alguns casos, o app pode ser bloqueado, por exemplo, em caso de acesso fraudulento à conta, ou porque o usuário do Caixa Tem mudou de número ou celular, estando com dificuldade de acessar a conta digital.
Para solucionar esse problema, a Caixa orienta os usuários a procurarem as agências com CPF e documento oficial com foto. Além disso, os procedimentos para alteração do número de telefone e alteração do e-mail utilizados no aplicativo da Caixa devem ser realizados na agência para evitar que as contas sejam bloqueadas por tentativas fraudulentas.
Por fim, nos casos mais simples, os beneficiários conseguem desbloquear o Caixa Tem em uma casa lotérica autorizada a realizar tais serviços, recuperando o acesso aos depósitos provenientes do Bolsa Família.