São diversos os fatores que influenciam na qualidade de vida, e isso faz com que se torne inviável listar todas as coisas que pode contribuir positiva ou negativamente para a qualidade de vida. Por isso, neste texto nós reunimos algumas reflexões que podem servir de ponto de partida na hora de pensar em como é possível melhorar o bem-estar geral a partir de algumas mudanças na vida.
Confira e inspire-se com as nossas ideias, sempre lembrando que a busca por um profissional da saúde mental não deve ser descartada, ok? 😉
Como dito acima, são muitos os fatores que influenciam na qualidade de vida. Alguns podem contribuir positivamente, enquanto outros podem ser prejudiciais para o bem-estar e para a saúde. Reflita com a gente:
Os nossos relacionamentos, sem dúvidas, têm um papel importante em nossas vidas. Eles podem ser benéficos para a nossa autoestima, autoconfiança e afins, bem como podem ser tóxicos em algumas situações. Por isso, saber analisar os relacionamentos e desenvolver a inteligência emocional podem ser peças-chave para a qualidade de vida.
Nossa vida profissional também tem um papel muito importante relacionado ao nosso autoconceito e à nossa rotina. Afinal, o trabalho está presente na maior parte do tempo, pois passamos os dias úteis dedicados a ele. Sendo assim, quando o trabalho é alinhado às nossas expectativas, demonstra benefícios para nós e promove a realização, tendemos a ter mais saúde de uma forma geral – ao menos emocionalmente.
Os exercícios físicos promovem mais saúde e bem-estar para nós, de uma forma geral. Isso pode aumentar a nossa motivação, disposição, foco, saúde mental, etc. Em contrapartida, o sedentarismo pode abrir caminho para doenças, desânimo e outros efeitos negativos. Por isso, ambos podem ser considerados como fatores que influenciam a qualidade de vida.
A qualidade e a rotina do sono pode ser uma peça-chave para a nossa motivação, foco, bem-estar, saúde mental, memória, concentração e muito mais. Por isso, dormir bem e ter uma rotina de sono adequada auxilia no mantimento da qualidade de vida.
A nossa vida financeira tem um papel importante em nossas vidas, e isso é inegável. Quando estamos com dificuldades financeiras, podemos nos sentir com a autoestima baixa, com medo do futuro, com dificuldades para lidar com as tarefas cotidianas, etc.
Nossos planos e nossas metas também são fatores que influenciam a qualidade de vida. Se temos um propósito para ser seguido, podemos, tendencialmente, ter mais motivação e foco nas nossas atividades, pois isso nos dá aquela “energia a mais” para mantermos os nossos passos rumo ao que queremos. E assim, à medida que alcançamos essas metas, podemos elevar a nossa felicidade, satisfação e qualidade de vida como um todo.
O autoconhecimento nos ajuda na hora de lidarmos com dificuldades, medos, questões emocionais, etc. Além disso, nos ajuda a nos respeitarmos mais, visando aceitar nossos limites e pontos fracos. Por isso, este é mais um dos fatores que influenciam na qualidade de vida.