O Benefício de Prestação Continuada (BPC) trata-se de uma iniciativa que distribui um valor equivalente a um salário mínimo nacional por mês, equivalente a R$ 1.302 este ano. O pagamento está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, e é destinado a idosos acima dos 65 anos e pessoas deficientes de qualquer idade.
É importante deixar bem claro que o BPC não é de natureza previdenciária, sendo assim, não é preciso ter contribuído com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para receber o benefício. Além disso, a solicitação pode ser feita pelos canais digitais da autarquia, sem ter que sair de casa.
Para receber o benefício, além de cumprir as regras de elegibilidade, é preciso que o cidadão esteja devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, o registro é pré-requisito para a maioria das políticas públicas.
Estando com o cadastro ativo, é necessário corresponder aos seguintes requisitos:
Veja, agora, como solicitar o BPC pela internet:
De acordo com a lei que regulamenta o BPC, duas pessoas de uma mesma família pode ser receber o pagamento. Isso porque, é possível dois integrantes de um mesmo grupo familiar atendam aos critérios básicos do programa, pela idade e pela deficiência.
Além disso, na hora de realizar o cálculo da renda para conferir se a possível receber o benefício, o valor do BPC da outra pessoa não é considerado. Assim, mais de um componente da mesma casa pode receber o benefício, sem medo de ter a renda ultrapassada.
para fazer o registro, a família deve escolher um representante familiar, sendo este com idade a partir de 16 anos e, de preferência, do sexo feminino. Na sequência, ele deve ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes para cada pessoa da família:
Após fazer a entrevista com um servidor da assistência social, a inscrição será efetuada e o cidadão receberá um Número de Identificação Social (NIS).