Empreendedorismo

Quais os tipos de empreendedor digital e por que se tornar um?

Você sabe quais os tipos de empreendedor digital? Conhece as vantagens de se tornar um? Hoje vamos conhecer várias formas de empreender na internet e começar a ganhar dinheiro em casa. Se é isso que você deseja, acompanhe a seguir. 

Quais os tipos de empreendedor digital e por que se tornar um — Reprodução Canva

O que é um empreendedor digital?

É a pessoa que possui uma empresa com funcionamento virtual, ou seja, utiliza a internet para trabalhar. Logo, empreendedores digitais podem oferecer os seguintes serviços: cursos online, palestras, workshops, e-books. Além disso, pode comercializar produtos em áreas específicas como: vestuário, acessórios, utilidades domésticas, entre tantos outros produtos para comercialização online.

Quais são os principais tipos de empreendedor digital?

Os empreendedores digitais têm a possibilidade de investir em diferentes ramos de atuação como:

  • E-commerce: são lojas virtuais de vendas dos mais variados produtos;
  • Blogs e sites específicos: trabalhar na manutenção de um blog ou de sites específicos é uma forma muito lucrativa de investir. Aplique seus conhecimentos na área e seja o melhor;
  • Infoprodutos: é trabalhar na criação e comercialização de produtos que podem ser vendidos de maneira online como: e-books, softwares, apostilas de cursos ou de concursos, materiais digitais, entre outros.
  • Aplicativos: a criação de aplicativos está em alta, pois muitas empresas estão investindo em aplicativos para divulgar e comercializar os seus produtos;
  • Consultorias: pessoas com estudos avançados e conhecimentos específicos em algumas áreas do conhecimento, oferecem consultorias online, para outras pessoas que necessitam obter este conhecimento;
  • Marketing digital: é a área que está em alta no mercado, pois empreendedores que investem neste ramo, tem a tendência de ampliar seu leque de clientes e possibilitar à empresa estar presente no mundo digital, sendo visualizada e concretizar vendas;
  • Marketing de afiliados: é quando o empreendedor procura fornecedores e faz a divulgação dos produtos oferecidos. Assim, recebe comissões a partir das compras efetivadas pelo afiliado;
  • Franquias digitais: o empreendedor investe em franquias digitais, montando o seu próprio negócio, principalmente nas áreas de tecnologia e vendas.

Por que se tornar um empreendedor digital?

Se tornar um empreendedor digital possui muitas vantagens, uma vez que alia o gosto pelo digital, com possibilidades de ganhos maiores do que se fosse em um emprego formal.

É a profissão do momento, pois a transformação causada pelo meio digital na vida das pessoas, exige cada vez mais dos empreendedores digitais, atitudes mais invasivas, e ao mesmo tempo, respeitosas, para que tenham acesso à compra de serviços e produtos virtuais.

O empreendedor digital tem que ser rápido nas atitudes de maneira a acompanhar as exigências do mercado, além de transformar suas atividades com simplicidade, flexibilidade e praticidade

Assim, apresenta-se na sequência as vantagens de ser um empreendedor digital:

  • Possuir flexibilidade de horário de trabalho;
  • Possuir liberdade para trabalhar de onde quiser;
  • Apresentar baixo custo para as operações;
  • Ter mais autonomia na tomada de decisões;
  • Ser a oportunidade de ter o seu próprio negócio;
  • Estar num mercado de trabalho altamente promissor.

Ser um empreendedor digital, faz com que tenha muitas vantagens a seu favor, mas cuidado, existem armadilhas que você precisa cuidar para não entrar nelas. Entre os principais problemas, tem-se:

A procrastinação

Com a flexibilidade de horários e de local de trabalho, cuide para não ficar sempre deixando para depois. Assim, os prazos vencem e você não conseguirá atingir as suas metas diárias.

Dessa forma, é preciso que você faça uma agenda minuciosa e siga à risca as suas metas diárias. Nada deixar para depois, utilizando justificativas como: “as crianças estão brincando na sala, não consigo me concentrar”, “agora vou caminhar e depois trabalhar”, entre tantas outras.

A condição de ser dono do seu próprio negócio, subir à mente

Saiba que o dono do próprio negócio é aquele que chega antes dos colaboradores e sai depois. Nada de pensar que, porque você é o dono, pode chegar às 10 horas. 

Normalmente o empreendedor digital trabalha home office, ou home based, assim, procure estabelecer horários para a sua atuação. Dessa forma, não deixe que nada influencie ou tire a sua atenção, neste horário.

Por fim, saiba que ser um empreendedor digital pode conferir status e seriedade ao seu trabalho, dando reconhecimento e valorização. Então, procure sempre fazer o possível para se dedicar ao negócio, destine horário para o trabalho, e não esqueça de viver um pouquinho também! O equilíbrio é fundamental para manter a sanidade e lembrar do que faz você batalhar todos os dias!

Assim, esperamos que o post de hoje possa motivar e também informar sobre tudo que é necessário para que você  seja um excelente empreendedor digital. Muito sucesso e boa sorte!