Os benefícios da argila branca para a saúde da pele são inúmeros, e isso se deve a sua composição, que é rica em alumínio, sílica, caulinita, magnésio e manganês. Além disso, o seu pH se assemelha ao da pele, sendo a opção mais suave para quem possui um tecido mais sensível e que é facilmente irritado.
Ela é responsável por melhorar o aspecto da pele, equilibrar a oleosidade e garantir que os radicais livres passem longe, diminuindo o envelhecimento precoce das células. Veja abaixo todas as vantagens de incluir este produto natural em sua rotina de autocuidado.
A argila branca é indicada para quem possui pele sensível e com fácil irritação, além de ser adequada para tratar peles normais, tendo em vista que equilibra a oleosidade sem ressecar.
Além disso, ela pode ser uma aliada no clareamento natural, mantendo um tom mais uniforme da pele.
Quem sofre com inflamações recorrentes na pele, como por exemplo, as temidas espinhas, pode usar a argila branca para acelerar o processo de cicatrização. O efeito anti-inflamatório também acontece, deixando o tecido cutâneo mais equilibrado e saudável.
Seu efeito calmante também diminui o vermelhidão, garantindo que a pele fique mais suave e menos irritada.
Naturalmente, a nossa pele produz oleosidade em certa medida, com o intuito de manter o tecido hidratado, macio e protegido. Entretanto, alguns desequilíbrios (como hormonais, por exemplo) podem fazer com que esta oleosidade seja produzida em excesso.
A consequência é uma pele “brilhando” e propensa ao desenvolvimento de cravos e espinhas. Em contrapartida, produtos para pele oleosa tendem a apenas remover esta camada, deixando o tecido ressecado ou mais “vulnerável” a agentes externos.
No entanto, a argila branca pode equilibrar a oleosidade, absorvendo-a a partir das trocas iônicas, mas sem deixar o tecido ressecado. Ou seja, você terá menos produção de sebo na pele, mas ainda manterá a hidratação essencial.
Veja também: Cuidados com a pele no verão: Como manter a pele saudável e protegida
Manter a pele sempre hidratada é essencial para garantir a saúde do tecido cutâneo. No entanto, a máscara de argila branca é capaz de penetrar facilmente nas células, devolvendo a água e promovendo mais suavidade e maciez ao seu rosto.
Com o passar do tempo, a pele acaba fazendo a sua troca celular de maneira recorrente. Entretanto, muitas vezes as células mortas permanecem sobre a pele, obstruindo poros, elevando a oleosidade e causando até mesmo os temidos cravos.
Como contraposto a isso, a argila branca é capaz de remover as sujidades e as células mortas, além de renovar a produção celular e fazer com que o tecido fique mais claro e uniforme.
Para usufruir de todas as vantagens que citamos, basta você aplicar a argila branca, misturada em água, em sua pele limpa, pelo menos uma vez por semana. Quando ela secar sobre a pele, você já poderá removê-la em água corrente e morna, e assim dar continuidade aos seus cuidados com a pele. Cuide-se!