Afinal, quais cuidados ter com um idoso em casa? O que devemos fazer para promover a sua qualidade de vida, bem-estar e segurança no dia a dia?
Quem convive com idosos pode se deparar com esse tipo de questionamento e, por isso, selecionamos algumas dicas que podem contribuir para que você construa um lar mais agradável para o idoso. Acompanhe e saiba mais.
Os cuidados que devemos ter com um idoso em casa são diversos e devemos ter em mente que, dependendo da situação, alguns cuidados extras podem entrar na lista. Por exemplo, se você tem um idoso com mobilidade reduzida, precisará adaptar o espaço na medida do possível para que ele consiga se locomover com segurança, não é mesmo?
Portanto, além de considerar os apontamentos abaixo, lembre-se de refletir acerca do que pode ser realmente relevante para o seu caso. Vamos adiante!
As mudanças no ambiente costumam ser um dos principais cuidados que devemos ter com um idoso em casa. Para isso, você pode evitar o uso de tapetes que possam causar acidentes, bem como deve optar por pisos que sejam antiderrapantes. Alguns tipos de apoio, como corrimões, por exemplo, também podem ser úteis nos mais diversos ambientes.
As emoções dos idosos devem ser ouvidas e acolhidas, sendo que é papel da família ouvir o que eles têm a dizer. Além disso, incentivar que eles falem sobre o que sentem também é uma maneira de proteger a saúde mental.
A sociabilidade pode ajudar o idoso a se sentir mais ativo, feliz e saudável. Outro benefício é que manter a sociabilidade em dia também proporciona momentos de prazer e bem-estar, aumentando a autoestima, fornecendo uma rotina com mais atividades físicas, entre outros benefícios.
Quando pensamos em quais cuidados ter com um idoso em casa, devemos ter em mente que eles precisam de momentos de descontração e prazer, por meio da prática de hobbies, assim como qualquer pessoa. Portanto, a família pode incentivar que o idoso passeie, compre algo que gosta, encontre pessoas queridas, pratique esportes, etc.
Em algumas situações, os idosos podem ter dificuldades de manter um controle efetivo dos medicamentos que devem consumir. Por conta disso, a família deve se atentar para o fato de ele estar tomando o que precisa ou não e, caso tenha dificuldades para manter os medicamentos em dia, a família deve intervir.
Por fim, estimule a prática de exercícios para manter a saúde, a autonomia e a qualidade de vida do idoso. Convide-o para um passeio e uma caminhada, convide-o para praticar esportes, estimule as saídas de casa, etc.
Tudo isso pode ajudar a promover uma vida de mais qualidade, fortalecendo o corpo e a saúde do idoso, ao mesmo tempo em que propicia benefícios para a saúde mental – que fazem diferença na vida como um todo.