Categorias: Finanças

Provisionamento de saque: entenda melhor o que significa e como fazê-lo

A ação de segurança tem o intuito de evitar fraudes nos saques feitos nos caixas eletrônicos

Publicado por
Renata Schmidt

Diversas pessoas já se depararam com alguns impedimentos para sacar os valores mais altos em caixas eletrônicos. Mas, deve-se saber que isso se deve por conta do que chamamos de provisionamento de saque. Ou, pelo menos, pela ausência dele. A medida de segurança é a que grande parte das organizações financeiras adota. Na matéria de hoje (08) confira mais detalhes acerca do assunto e como efetuar o procedimento.

O que seria provisionamento de saque?

O provisionamento de saque refere-se à informação ao banco da necessidade de um saque de valor alto. Assim, a instituição pode se preparar para disponibilizar o montante que é necessário. De igual modo, pode se preparar para liberá-lo.

Portanto, cada instituição trabalha com um prazo e um limite de valor individual. Por conta disso, os provisionamentos têm características variáveis conforme o banco com o qual se lidará. A seguir, então, confira como a sinalização funciona.

De acordo com o apontamento acima, grande parte dos bancos estabelece limites de resgate dos valores contidos nas contas. Dessa forma, independente de o dinheiro pertencer ao cliente, não se tem uma livre movimentação dele.

Nos casos do resgate dos valores mais altos, é necessário informar à instituição onde está depositado. Tal informação, então, ilustrará o significado do provisionamento de saque. Mas, por conseguinte, as estimativas de sua necessidade são variáveis.

Por exemplo, diversas empresas permitem saques nos caixas 24 horas com valores até R$ 10.000,00. Assim, para resgatar valores maiores o cliente tem que se dirigir à instituição, com antecedência de, no mínimo, 24 horas.

Todavia, valores acima dos R$ 50.000,00, necessitam, comumente, de cerca de 03 dias úteis. Sem contar que limites e prazos de movimentação que não tenham provisionamento podem variar conforme a instituição.

Provisionamentos têm características variáveis conforme o banco com o qual se lidará – Foto: Canva Pro

Os provisionamentos servem para quê?

Os provisionamentos servem para uma gama de questões, uma vez que grande parte está relacionada com o fator segurança dos clientes. Conheça mais:

  • Para uma melhor organização bancária, ao passo em que há a preparação para os caixas terem valores mais altos para liberar saques;
  • Informação para o Coaf (Conselho das Atividades Financeiras), bem como para Receita Federal;

Para que se tenha a certeza de o cliente realizar o saque de vontade própria e não por ser a vítima do crime de extorsão, sequestro ou assalto. Hoje em dia, é comum, principalmente, sequestros relâmpagos a fim de efetuar saques com valores altos nos caixas.

Como provisionar os saques no banco?

Para fazer um provisionamento de saque necessita-se de um contato com o banco. Pois, tal ação pode ser feita através do telefone ou dos canais de atendimento. De igual modo, também é válido o atendimento presencial. Assim, na data agendada para a liberação, basta se dirigir até a agência munido dos documentos pessoais e resgatar o dinheiro.