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Provas do concurso ALESC são confirmadas pela banca e mantidas para o dia 12 de maio

Concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina tem vagas para analista.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pelo concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), emitiu comunicado nessa quarta-feira, dia 08 de maio, confirmando a realização das provas para este domingo, dia 12.

A banca informa que, mesmo sendo solidária a situação vivida pelo estado do Rio Grande do Sul, optou por manter a data da prova tendo em vista que a maior parte dos candidatos estão em locais distantes dos afetados pela enchente.

Confira trecho da nota:

“A proximidade da data de realização da prova; o número total de candidatos (9.026); o fato de muitos destes candidatos serem oriundos de locais distantes, os quais já adquiriram passagens aéreas e realizaram reserva de hotéis; foram alguns dos fatores levados em consideração para decisão de manutenção da data do concurso”, informou.

A FGV esclarece ainda que os candidatos que são residentes do estado do Rio Grande do Sul e que não poderão participar do certame serão reembolsados com a devolução do valor da taxa de inscrição.

Clique aqui para ler o comunicado na íntegra.

Portanto, as provas seguem confirmadas e serão realizadas neste domingo, dia 12 de maio, no horário das 13h às 18h30, em Florianópolis, conforme previsto no cronograma inicial do certame.

Os candidatos podem consultar o local de prova pelo site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca responsável pelo certame.

O concurso para Assembleia Legislativa de Santa Catarina será realizado em três etapas:

  • Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de Títulos – de caráter classificatório.

Ao todo, a prova objetiva será composta de 80 questões, divididas em conhecimentos gerais e conhecimentos específicos de acordo com cada cargo.

Já a prova discursiva, prevista para o mesmo dia, contará com uma questão dissertativa de conhecimentos especificas que deverá ser respondida em até 30 linhas.

Ao todo, a prova objetiva será composta de 80 questões, divididas em conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Imagem: Divulgação

Concurso ALESC tem mais de 9 mil candidatos

De acordo com a banca, o concurso ALESC recebeu 9.029 inscrições para o cargo de Analista Legislativo III. Lembrando que o certame oferece ao todo 28 vagas.

A opção com maior número de inscritos é a de Analista com formação em qualquer área de ensino superior, com 3.785 candidatos, o que também representa a maior concorrência.

Em seguida, vem a opção de Analista com formação em Direito, com 2.502 candidatos. Já o cargo que recebeu o menor número de inscritos foi de Analista com formação em medicina, onde apenas 51 candidatos se inscreveram.

Veja a relação completa de inscritos para cada opção de cargo:

  • Analista Legislativo lll (Curso Superior em qualquer área): 3.785 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Direito): 2.502 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Administrador): 1.080 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Analista de Sistema) 1.053 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Contador): 397 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Economista): 159 inscritos
  • Analista Legislativo lll (Médico): 53 inscritos

A seguir você confere a demanda de candidatos por vaga:

  • Analista Legislativo lll (Curso Superior em qualquer área): 757,00 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Direito): 500,40 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Administrador): 270,00 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Analista de Sistema): 131,63 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Contador): 132,33 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Economista): 79,50 candidatos por vaga
  • Analista Legislativo lll (Médico): 53,00 candidatos por vaga

Confira mais informações a seguir:

Quais são as vagas do concurso ALESC?

Com a exclusão do cargo de Engenheiro Civil, a Alesc passa a oferecer nesse concurso 28 vagas efetivas e imediatas para o cargo de Analista Legislativo III.

As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cargos de nível superior:

Analista Legislativo III

  • Analista Legislativo III – Graduação em qualquer área – 5 vagas;
  • Analista Legislativo III – Analista de Sistema – 8 vagas;
  • Analista Legislativo III – Médico do Trabalho – 1 vaga;
  • Analista Legislativo III – Administração – 4 vagas;
  • Analista Legislativo III – Direito – 5 vagas;
  • Analista Legislativo III – Contabilidade – 3 vagas;
  • Analista Legislativo III – Economia – 2 vagas.

O salário previsto em edital é de R$ 14.657,24. Desse total, R$ 12.497,71 diz respeito aos vencimentos básicos, e os outros R$ 2.159,53 são referentes ao auxílio-alimentação.

Para se candidatar a vaga, o candidato deve ter diploma registrado pelo Ministério da Educação ou Certificado de Conclusão de curso de nível superior na respectiva área de interesse, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Também são exigências do edital que o candidato seja brasileiro, esteja quite com a justiça eleitoral, apresente CPF regular e possua aptidão física, mental e psicológica para o exercício das atribuições do respectivo cargo, comprovada em avaliação médica durante as etapas do concurso público.

O que faz um analista legislativo?

  • Executar atividades determinadas pelas diretorias, coordenadorias e demais setores administrativos da Assembleia Legislativa;
  • Instruir e despachar os processos administrativos e acompanhar a tramitação das proposições legislativas;
  • Elaborar exposições de motivos, ofícios, certidões, relatórios e outros expedientes relativos aos processos administrativos e legislativos;
  • Coordenar os serviços de protocolo e encaminhamento de documentos;
  • Coordenar a autuação e organizar os processos administrativos e legislativos;
  • Registrar informações sobre a tramitação de processos administrativos e legislativos;
  • Coordenar e efetuar a instrução processual de matérias legislativas e proposições que tramitam na Assembleia Legislativa;
  • Anexar documentos e expedientes nos processos administrativos e legislativos para análise das autoridades superiores;
  • Executar o registro e conferência de documentos e expedientes administrativos;
  • Executar serviços de cadastro em geral, manutenção e organização de arquivos cadastrais;
  • Entre outras funções;

Para conhecer todo o conteúdo programático do concurso Alesc 2024, clique aqui e leia o edital na integra.