O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação que assusta um grande número de estudantes que desejam entrar na tão sonhada faculdade. Todavia, a preparação é fundamental para se sair bem na prova e garantir os pontos necessários para conquistar a vaga em uma instituição educacional.
Para que se estude de forma proativa, deve-se prestar atenção em aspectos importantes como a motivação, organização e a eficiência em seus estudos. Ademais, a concorrência é grande e com a chegada do dia de prova, o estudante se vê bastante ansioso, à espera de passar no exame.
Ter foco, concentração e disciplina são fundamentais para se sair bem na prova do Enem. Felizmente, o estudante pode contar com várias possibilidades de estudo, que vão desde cursinhos preparatórios, aulas na internet, ou mesmo se preparar em uma biblioteca pública. Desse modo, vale ressaltar que existem pessoas que preferem se preparar no conforto de suas casas, sozinhos.
O estudante deve adquirir os conhecimentos necessários para se sair bem na avaliação. Aliás, os conteúdos estão divididos em português, gramática e língua estrangeira, literatura, história, geografia, sociologia, filosofia e redação. Como as matérias são extensas, é conveniente uma preparação em tempo hábil.
Vejamos abaixo algumas dicas para que você se prepare bem para o dia da prova:
Como o estudante tem muito conteúdo para estudar, é preciso buscar se preparar o quanto mais cedo, de modo a organizar sua rotina de estudos pensando em assimilar todas as matérias até o dia da avaliação. Em suma, é necessário ter disciplina e foco, além de uma boa organização do que deve ser estudado.
É impossível decorar um conteúdo tão extenso quanto o que irá cair na prova do Enem. Deve-se compreender os assuntos, aprender de verdade as matérias. Vale ressaltar que na avaliação haverá a cobrança de conteúdo interdisciplinar, portanto, fuja da decoreba e aposte na assimilação dos assuntos estudados.
O melhor modo de aprender é fazendo exercícios. Em síntese, pode-se resolver questões que caíram em provas passadas, simulados, exercícios propostos, enfim, deve-se treinar bastante para que se consiga adquirir o conhecimento necessário para a realização de uma boa prova do Enem.
Organizar as tarefas a serem realizadas no dia a dia pode auxiliar o estudante a manter o foco e a sua motivação. Deve-se planejar os estudos através de um cronograma. Analogamente, aposte em uma rotina preparatória diária, com horários pré-estabelecidos para se estudar.
Quem deseja se sair bem na prova do Enem pode utilizar uma metodologia para seus estudos. Existem algumas estratégias que permitem uma maior assimilação do conteúdo, como a técnica Pomodoro, revisões, testes práticos, quadro dos sonhos, entre outras. Procure conhecer as metodologias que têm mais a ver com seu perfil.
Deve-se treinar a escrita de textos dissertativos-argumentativos. Através da prática, você consegue se aprimorar e escrever sobre diversos assuntos. Do mesmo modo, a redação é uma parte da prova do Enem das mais importantes. Por essa razão, é indicado que se pratique todos os dias. Com o tempo sua escrita ficará aprimorada.
Para organizar a rotina de estudos de uma maneira produtiva e eficiente, deve-se definir as prioridades. Deixe um tempo maior para as disciplinas que são mais difíceis, de uma maneira que você possa assimilar o conteúdo. Ademais, ao se preparar tendo em mente suas prioridades, há uma otimização do tempo destinado para o estudo.
Uma boa estratégia para testar seus conhecimentos é fazer as provas que caíram nos Enems anteriores. Dessa maneira você conhece melhor a avaliação e se prepara de uma forma mais produtiva para a prova. Conhecer como funcionam as bancas examinadoras também auxilia no dia a dia do estudante.
Tirar um dia da semana para o descanso te prepara para a semana seguinte. Você repõe as suas energias, se acalma e limpa a mente. Dessa forma você se motiva para as tarefas a serem feitas posteriormente. Em conclusão, você pode utilizar este tempo para ver seus amigos, família, ou mesmo para assistir a um programa na televisão.