Falta pouco. Dentro de mais alguns dias o programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni, deverá iniciar mais um processo de inscrição. De acordo com informações do Ministério da Educação, o sistema será aberto na próxima terça-feira (23). As inscrições terminam na sexta-feira (26).
Não será necessário sair de casa para realizar o processo. Ainda tomando como base as informações do Ministério da Educação, os interessados poderão se inscrever através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O ministério também anunciou que o resultado da primeira chamada do processo seletivo do segundo semestre 2024 para o ProUni vai estar disponível em 31 de julho. Já a segunda chamada será feita em 20 de agosto.
O candidato que não for lecionado para essas datas terá a oportunidade de manifestar interesse na fila de espera entre os dias 9 e 10 de setembro desse ano de 2024.
“Quem não for selecionado, pode entrar na lista de espera, manifestando interesse entre os dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni)”, diz o Ministério da Educação.
Como dito, as inscrições poderão ser realizadas através do Portal de Acesso Único. É importante lembrar que o candidato precisa estar cadastrado no login único do governo federal, além de ter uma conta no gov.br.
Se você já está cadastrado, poderá acessar o site através do seu CPF. No processo de inscrição do ProUni o sistema poderá pedir informações sobre os integrantes de toda a família do candidato para contabilizar a renda mensal per capita.
Serão solicitadas as informações como o local, o curso, o turno de estudo, o tipo da bolsa além da modalidade de concorrência. O aluno deverá selecionar até duas opções de instituição, por ordem de preferência.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo do ProUni divulgado pelo Ministério da Educação:
Para se inscrever no Prouni, o candidato deverá seguir todas estas regras:
As limitações de renda no Prouni:
Saber definir a renda per capita da sua família é um passo importante para entender se você tem direito ao Prouni, e a uma série de benefícios sociais, como é o caso do próprio Bolsa Família, do Auxílio-gás nacional e até da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Para saber a sua renda per capita basta somar todos os rendimentos que a sua família recebe fixamente por mês, isto é, os valores dos salários de todos os integrantes que estão trabalhando neste momento.
Logo depois, basta pegar o resultado desta equação e dividir pela quantidade de integrantes que residem na sua casa, incluindo as crianças e os idosos. O resultado final desta conta é justamente o valor da sua renda per capita neste momento.