No dia 18 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da lista de espera do Prouni para o segundo semestre deste ano.
Todos os participantes selecionados devem realizar a confirmação das informações apresentadas no momento da inscrição. Porém, o prazo para realização desta etapa termina nesta segunda-feira, dia 28 de agosto.
Dessa forma, para que você entenda como deve confirmar as informações e quais os próximos passos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Prouni 2023/2. Confira!
De acordo com o calendário oficial do Prouni do segundo semestre de 2023, os candidatos aprovados na lista de espera devem realizar a comprovação das informações entre os dias 21 e 28 de agosto. Assim, o prazo termina nesta segunda-feira, dia 28 de agosto.
Nesta edição do programa, puderam participar da seleção da lista de espera os estudantes que manifestaram interesse nesta etapa entre os dias 14 e 15 de agosto e que, ao mesmo tempo, não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do Prouni.
Conforme as informações presentes no cronograma do Prouni 2023/2, todos os participantes aprovados em qualquer chamada do processo seletivo deverão confirmar as informações socioeconômicas indicadas durante a inscrição.
Através desta etapa, os candidatos pré-selecionados devem confirmar a veracidade das informações apresentadas para garantir a bolsa recebida.
É válido destacar que a lista de documentos para confirmação e demais informações sobre esta etapa são definidas por cada uma das instituições que participaram do Prouni. Assim, os participantes devem consultar os comunicados que foram emitidos nos sites de cada instituição de ensino.
Além disso, também é válido mencionar que a confirmação das informações pode ser realizada de forma presencial ou virtual, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela instituição de ensino em questão.
Consulte mais informações sobre essa etapa do processo seletivo no edital do Prouni 2023/2.
Nesta edição do Prouni, foram oferecidas 276.566 bolsas de estudo, sendo 215.530 integrais (100% do valor da mensalidade) e 61.036 parciais (50%). O MEC registrou 224.243 inscrições e, do total dos inscritos, 152.434 eram mulheres, enquanto 72.809 eram homens.
Para conseguir uma bolsa por meio do Prouni, os estudantes deveriam se encaixar em determinados critérios de renda. As bolsas integrais são direcionadas aos candidatos com renda familiar de um salário mínimo e meio per capita, enquanto as bolsas parciais são destinadas aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Na edição do Prouni, os participantes foram selecionados através de uma ordem de prioridade. Veja a organização das categorias prioritárias a seguir:
Puderam se inscrever no Prouni os candidatos que fizeram o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, nos anos de 2021 ou 2022, e que alcançaram uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas. Além disso, os candidatos não poderiam ter obtido nota zero na prova de redação.
Por fim, devemos destacar que os candidatos que quisessem participar do Prouni do 2º semestre também deveriam possuir ensino médio completo em escola da rede pública ou particular.