O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, dia 26 de junho, a consulta de vagas referente ao 2º processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2023/2. Desse modo, a partir de hoje os candidatos já podem consultar as bolsas disponíveis através do Portal de Acesso Único.
O ProUni promove o ingresso de estudantes no ensino superior com a oferta de bolsas de estudo em instituições privadas, com descontos de 50% e 100%. Os interessados podem consultar as bolsas disponíveis por nome de curso, localidade ou instituição.
De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para o ProUni 2023/2 serão recebidas no período de 27 a 30 de junho. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas on-line, exclusivamente por meio do Portal de Acesso Único. Para acessar o sistema, o candidato deverá fazer login através do cadastro do gov.br.
Além dos dados pessoais e escolares, o formulário eletrônico de inscrição no ProUni exige que o estudante informe os dados da renda familiar e escolha duas opções de curso de graduação para os quais deseja pleitear uma bolsa.
A classificação dos inscritos no ProUni 2023/2 usará as notas obtidas pelos candidatos nas duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, somente aqueles que tenham feito o Enem 2021 e/ou o Enem 2022 poderão se inscrever para essa edição do ProUni.
Além disso, é preciso ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média geral das notas do Enem e nota acima de zero na prova de redação. No entanto, o MEC não aceitará a participação de candidatos que tenham feito o exame como “treineiros”, independentemente da nota obtida.
O ProUni vai analisar as notas da prova de redação e das quatro provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias).
O sistema do ProUni também considera os critérios de renda para a concessão das bolsas. Para concorrer às bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta, enquanto a exigência para as bolsas parciais é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.
Além dos critérios indicados acima, o edital do ProUni estabelece ainda que, para participar, o candidato deve se encaixar em um dos seguintes critérios:
Na concessão das bolsas, têm prioridade os candidatos que tenham estudado em escola pública. Em seguida, são prioridade as pessoas que tenham estudado em escola privada na condição de bolsista.
O MEC divulga os resultados do ProUni em duas chamadas. A 1ª chamada do ProUni 2023/2 está prevista para o dia 4 de julho, com a confirmação de informações da 1ª chamada entre os dias 4 e 14 de julho.
Já a divulgação dos pré-selecionados na 2ª chamada está prevista para o dia 24 de julho, com a comprovação das informações entre 24 de julho e 3 de agosto.
Os candidatos não aprovados em uma dessas duas chamadas poderão indicar interesse na lista de espera nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação do resultado da lista de espera está prevista para 18 de agosto.
Para mais detalhes, acesse o edital do ProUni.
Leia também UEMA prorroga período de inscrição para o Vestibular EAD 2023 até o dia 3 de julho; saiba mais.