Um novo Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de prorrogar o auxílio emergencial em 2021. O PL 130/2021 estende o benefício até junho deste ano, com o valor de R$ 600 mensais, e até dezembro, com o valor de R$ 300. O projeto é de autoria do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).
O deputado Cortês justifica sua proposta afirmando que o Brasil ainda não atingiu o pico da pandemia de Covid-19, o que levará, novamente, a população ao isolamento social, que consequentemente afetará economicamente as famílias.
“De acordo com especialistas, o País ainda não atingiu o pico da pandemia, sendo certo que a realidade que levou ao isolamento social deverá prevalecer nos próximos meses”, disse.
Como fonte de recursos para extensão do benefício, o deputado sugere que o governo federal adie o pagamento de juros de suas dívidas com bancos. “Esses recursos poderiam ajudar a minimizar o impacto financeiro causado pelo pagamento do auxílio emergencial, já que estão previstos como despesas no orçamento federal”, concluiu.