Bolsonaro afirma que ‘acha que vai ter’ prorrogação do auxílio emergencial

Na última segunda-feira (08), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu sinal de que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial mais uma vez. O programa foi criado para ajudar brasileiros com trabalho informal, que ficaram em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus. Apesar da pandemia continuar em alta, o auxílio chegou ao fim em dezembro de 2020.

Desde o fim do pagamento do auxílio no fim do ano passado, Bolsonaro se mostrou contrário à nova prorrogação do programa. O presidente se dizia preocupado com o teto de gastos e de como uma extensão teria impacto na dívida pública. O presidente citava ainda a desvalorização do real em frente ao dólar como um empecilho para continuar com o auxílio.

Durante entrevista para o apresentador José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, Bolsonaro afirmou que a tendência é que o auxílio passe por nova renovação. “Eu acho que vai ter, vai ter uma prorrogação”, afirmou ele na entrevista.

Anteriormente, durante cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro havia afirmado que Paulo Guedes, ministro da Economia, avaliava a ideia de alinhar projeto de prorrogação do auxílio se a economia continuar patinando por causa da pandemia do novo coronavírus.

“O Paulo Guedes tem dito, se a pandemia continuar e a economia não pegar, vamos discutir para ontem a prorrogação do auxílio emergencial”, disse Bolsonaro. Até agora, entretanto, não foi detalhado como funcionaria essa volta do auxílio. Mas acredita-se que a prorrogação deve pagar parcelas de menor valor que as de 2020, que foram de R$ 600 e R$ 300.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.