O Programa Melhoria da Educação, idealizado pelo Itaú Social, lançou a tecnologia educacional “Gestão da Educação para a Equidade Racial”.
A saber, um estudo realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do ano de 2018, revelou que 39% dos estudantes negros e 34% dos pardos tem trajetórias escolares não lineares, com reprovações e abandonos.
O percentual entre os brancos é de 22%, dados que demonstram como a desigualdade educacional se faz presente no país.
Buscando maior igualdade, secretarias de educação de todo Brasil, precisam atuar na promoção da equidade de oportunidades para alunos da educação básica.
Buscando apoiar as redes de ensino a reformarem seus processos pedagógicos e de gestão, o Itaú Social criou a tecnologia educacional, denominada “Gestão da Educação para Equidade Racial”.
A nova tecnologia está disponível no site do programa Melhoria da Educação de maneira gratuita.
O programa é destinado para todas as secretarias de educação. Ademais, para implementá-la será necessário o envolvimento do gestor e sua equipe para ajustar ações conforme a realidade da região e do município.
Segundo a especialista de educação do Itaú Social, Sonia Dias: “Nesta tecnologia, o gestor ou gestora vai se apropriar de conhecimentos necessários para promover e fortalecer as estratégias de promoção da equidade racial na educação básica. O que implica tratar de temas como racismo, discriminação e segregação, presentes no cotidiano educacional, mas nem sempre abordados”.
Durante o programa, os candidatos poderão criar diagnósticos sobre a situação dos jovens negros e indígenas e apoderar-se de conhecimentos para implementação de normas que aumentem o acesso à diversidade étnico racial.
A jornada também contará com instrumentos de monitoramento e avaliação para identificar as transformações da sua realidade.
No curto prazo a gestão municipal deverá promover o avanço de práticas de igualdade racial na educação da cidade.
Por meio de um plano de ação para a inserção da equidade racial nos processos de gestão e pedagógico, com o aval da governança.
No médio prazo, implementar estratégias com a secretaria municipal de educação amparada por leis, visando a inserção de igualdade social no cotidiano.
Por fim, a longo prazo, espera-se aumentar o desempenho e reduzir a evasão escolar entre os jovens, assim como ter escolas utilizando metas de igualdade racial.
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