Foi publicado o edital para projetos conjuntos com a França, de acordo com o Ministério da Educação. O Programa CAPES/Cofecub é o acordo mais antigo da Fundação e promove ações conjuntas entre brasileiros e franceses.
A CAPES publicou no dia 29 de junho, o Edital nº 32/2022, do Programa CAPES/Cofecub. De acordo com a divulgação oficial, a iniciativa apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e franceses. O documento está disponível no Diário Oficial da União e no site da Fundação.
As propostas devem ser submetidas até as 17h de 26 de julho pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Antes disso, houve a data-limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no Sicapes (19 de julho) e para envio de dúvidas sobre o edital (22 de julho).
De acordo com as informações oficiais, o Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França.
Trata-se do acordo mais antigo da Fundação ainda vigente: a parceria data de 1978, destaca o Ministério da Educação. Pela iniciativa, são ofertadas bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior, destaca o Ministério da Educação.
O resultado tem divulgação prevista para 31 de dezembro deste ano e o início das atividades ocorre em fevereiro de 2023. Já as bolsas devem ser concedidas a partir de março. Serão financiados até 35 projetos, com um valor global de até R$57,5 milhões, informa o Ministério da Educação.
Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil
Missão de trabalho
A duração de uma missão de trabalho não poderá ser inferior a 7 (sete) ou superior a 10 (dez) dias no caso da equipe francesa e não poderá ser inferior a 10 (dez) ou superior a 15 (quinze) dias no caso da equipe brasileira, com os valores dos benefícios estabelecidos pelas normas vigentes.
Bolsa
As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos obrigatórios descritos no edital. O link da inscrição para a candidatura do bolsista, será disponibilizado apenas para o coordenador do projeto, o qual deverá responsabilizar-se pela inscrição dos candidatos indicados.