Algo que incomoda não apenas professores como também alunos são as aulas desmotivadoras. Ao mesmo tempo que os estudantes não aprendem por algum motivo, os educadores não enxergam resultados em seu trabalho.
Desse modo, buscar alternativas para dar aulas mais atrativas, que chamem a atenção de uma forma diferenciada e incentive o aprendizado.
Conheça algumas dicas essenciais para professores que desejam melhorar suas didáticas.
De acordo com especialistas, as aulas deve apresentar no máximo três ou quatro questões principais, com tempo para exemplos e perguntas. Qualquer coisa além de alguns pontos e os estudantes ficarão sobrecarregados.
Determine a mensagem crítica de sua aula e remova os adornos. Apresente o básico em uma história sucinta. Os alunos irão absorver os pontos salientes facilmente se forem poucos, claros e acompanhados de exemplos.
Divida suas aulas para que sejam apresentadas em blocos de 20 minutos. O que há de errado com uma aula de 1 ou 2 horas? Bom, uma pesquisa mostra que os alunos se lembram do primeiro e dos últimos dez minutos de aula, mas pouco do tempo decorrido.
Os alunos de graduação têm uma capacidade de concentração limitada – então, aproveite isso para estruturar sua classe.
Mude de marcha após cada aula de 20 minutos e faça algo diferente. Por exemplo, faça uma pergunta para discussão, um pequeno trabalho escrito em sala de aula ou atividade de resolução de problemas.
Aprender é um processo construtivo. Os alunos devem pensar sobre o material, fazer conexões, relacionar novos conhecimentos com o que já é conhecido e aplicar o conhecimento a novas situações. Somente trabalhando com a informação a aprendemos. Professores eficazes usam técnicas de aprendizagem ativa em sala de aula.
A aprendizagem ativa é uma instrução centrada no aluno que força os alunos a manipular o material para resolver problemas, responder perguntas, examinar casos, discutir, explicar, debater, fazer brainstorming e formular suas próprias perguntas. Os alunos tendem a preferir técnicas de aprendizagem ativas porque são envolventes e divertidas.
A maneira mais simples de usar técnicas de aprendizagem ativa em sala de aula é fazer perguntas reflexivas. Não são perguntas de sim ou não, mas sim aquelas que exigem que os alunos pensem . Por exemplo, “O que você faria nesta situação particular? Como você resolveria esse problema? ” Perguntas reflexivas são difíceis e exigem tempo para pensar, portanto, esteja preparado para aguardar uma resposta. Suporta o silêncio.
Em vez de simplesmente fazer uma pergunta para discussão, peça aos alunos que escrevam sobre a pergunta primeiro por três a cinco minutos e, em seguida, solicite suas respostas. A vantagem de pedir aos alunos que considerem a questão por escrito é que eles terão tempo para pensar em sua resposta e se sentirão mais à vontade para discutir seus pontos de vista sem medo de esquecer o que eles disseram.
Pedir aos alunos que trabalhem com o conteúdo do curso e determinem como ele se encaixa em suas experiências permite que eles aprendam à sua própria maneira, tornando o material pessoalmente significativo, que é o cerne da aprendizagem ativa.
Além dos benefícios educacionais, interromper uma aula e intercalá-la com discussão e aprendizado ativo tira a pressão de você como professor. Uma hora e 15 minutos, ou mesmo 50 minutos, é muito tempo para falar. Também é muito tempo para ouvir. Experimente essas técnicas e varie suas estratégias para torná-las mais fáceis para todos e aumentar sua probabilidade de sucesso na sala de aula.