Para ser produtivo trabalhando home office é necessário levar em conta diversos fatores diferentes. Isso porque a nossa produtividade está atrelada ao nosso bem-estar, qualidade de vida, satisfação com o trabalho, etc.
Além disso, a nossa organização faz toda a diferença na nossa produtividade. Portanto, neste conteúdo nós discutimos brevemente o que é ser produtivo no home office e como você pode atingir uma maior produtividade. Vamos lá!
O primeiro ponto que devemos ter em mente é que ser produtivo no home office não é o mesmo que trabalhar muito. Infelizmente, as pessoas ainda acham que trabalhar excessivamente é o mesmo que ter um dia com uma produtividade alta, mas não é bem assim.
Ser produtivo é concluir as suas tarefas diárias em um tempo hábil, sem ter o esgotamento mental por conta disso. É também saber que existe o momento do descanso, do lazer, da alimentação, dos exercícios físicos, etc.
Assim sendo, não queira ser uma pessoa que produz sem parar. Mas sim, encontre um equilíbrio entre as suas demandas de trabalho e a sua vida como um todo.
Entendido o que é ser produtivo trabalhando home office, vamos agora às dicas para melhorar a sua produtividade de um modo saudável. Acompanhe:
Não adianta comprar a agenda mais bonita se, na prática, você não a organiza e não a utiliza de modo qualificado.
Portanto, comece a organizar a sua agenda de modo efetivo. Anote os seus compromissos de maneira organizada, e sempre que surgir um novo compromisso, coloque-o na sua lista de tarefas do dia determinado, quase que imediatamente.
Saiba quais são as tarefas mais importantes do seu dia. Isso pode lhe ajudar a focar nelas logo no início do dia de trabalho, viabilizando um maior fluxo de conclusão de atividades.
Aproveite o domingo ou o seu dia de folga na semana para organizar a demanda dos próximos 7 dias. Analise a quantidade de trabalho que deverá ser executada todos os dias e divida as tarefas em etapas.
Uma das formas de ser produtivo trabalhando home office é sabendo exatamente qual é a demanda que você pode aceitar ou não.
Ou seja, não saia aceitando tudo o que os outros solicitam. Mas sim, primeiro analise a sua agenda e a carga de trabalho que você já tem, a fim de não se sobrecarregar.
Por fim, tenha muito cuidado com os seus prazos. Eles podem ditar a sua forma de ser produtivo trabalhando home office.
Por exemplo, você deve sempre levar em consideração os prazos para:
Portanto, nunca negligencie esta etapa: ela é fundamental.