Existe uma forte relação entre produtividade e saúde mental, e talvez isso não seja novidade para você.
Porém, embora tenhamos mais acesso à informação nos dias de hoje, ainda existem pessoas que negligenciam os cuidados com a saúde mental, acreditando que ela não é tão importante assim.
Mas, como o ser humano não é um ser em “partes”, mas sim um todo, não existe fórmula capaz de fazer com que a nossa mente se separe de nosso corpo. Isso quer dizer que o bem-estar e a saúde de um impacta diretamente no outro.
Por isso, neste texto nós discutimos essa importante relação entre produtividade e saúde mental para que você saiba mais sobre ela. E assim, comece a investir ainda mais na sua saúde psicológica e emocional.
Vamos lá? 🙂
A relação entre produtividade e saúde mental é bem próxima. Uma impacta diretamente o desempenho da outra. Isso quer dizer que para ser mais produtivo é preciso cuidar da saúde mental. Não tem jeito!
Afinal, pare e pense sobre a última vez que você se sentiu extremamente preocupado com alguma coisa. Agora, analise como essa preocupação excessiva fez com que o seu dia se tornasse mais, digamos, “arrastado”. Pois é!
Quando as coisas parecem confusas e pesadas em nossa mente, torna-se mais difícil conseguir manter o foco e a produtividade. Abaixo destacamos mais questões relacionadas a isso.
Quando cuidamos da nossa saúde mental, nós temos mais bem-estar em nosso dia a dia. Isso significa que nos sentimos mais leves, felizes e satisfeitos com a nossa rotina, mesmo quando ela é corrida e intensa.
Essa sensação de bem-estar é uma peça-chave para que possamos manter o foco em nossas obrigações e, consequentemente, possamos terminar as nossas tarefas cotidianas.
A qualidade de vida também é aflorada quando damos mais atenção às nossas questões psicológicas e emocionais. Justamente, por isso, dizemos que existe uma forte relação entre produtividade e saúde mental.
Afinal, quanto mais qualidade de vida construímos para nós, seja no trabalho ou em casa, mais motivados nos sentimos para as diversas atividades do dia a dia.
O nosso cérebro também sofre grandes impactos à medida que cuidamos da nossa saúde mental. Quando damos atenção para a nossa mente, passamos a ter mais foco, nos concentramos mais facilmente e até mesmo melhoramos a nossa memorização.
Por este e por tantos outros motivos que a produtividade e saúde mental são tão interligadas. Se você quer ser produtivo, deve dar atenção ao que você sente, pensa, reflete no dia a dia, etc.
Agora que você já sabe que a relação entre produtividade e saúde mental é bem forte, é hora de cuidar de você.
Invista no autoconhecimento, faça psicoterapia e trabalhe o cuidado das suas emoções e dos seus pensamentos.
Isso vai lhe ajudar a atingir novos patamares na sua vida profissional, estudantil e até mesmo pessoal.