Saúde e Bem Estar

Quando procurar um psicólogo?

Muitas pessoas perguntam se há melhor momento para procurar um psicólogo e quais sinais denunciam a necessidade de procurar um profissional da saúde mental. Embora não existam “regras” nesse sentido, fizemos este conteúdo para que ele possa servir de reflexão em algumas situações. Acompanhe e saiba mais.

Quando procurar um psicólogo? Existe “momento certo”?

Na realidade, não podemos dizer que existe um momento certo para procurar um psicólogo. Se você sente que este é um bom momento para desenvolver a sua autoestima, praticar o autoconhecimento, lidar com algumas questões emocionais ou simplesmente aprender mais sobre si e suas emoções, então a busca pela psicoterapia é válida.

Não precisamos estar com o dente “estragado” para ir ao dentista. Não precisamos estar com alguma doença para fazer um exame de sangue preventivo. Então por que existiriam circunstâncias específicas para procurar um psicólogo?

Sinais de quando procurar um psicólogo

Embora não exista um momento certo para procurar um psicólogo, ainda assim alguns sinais podem denunciar a necessidade de conversar com um profissional da saúde mental. São diversas as circunstâncias que podem promover essa necessidade, porém, nos atemos a algumas delas na lista abaixo:

1. Problemas emocionais

Os problemas emocionais costumam ser um dos motivos pelos quais as pessoas procuram um profissional psicólogo. Esses problemas podem estar associados com a dificuldade para lidar com o que se sente, excesso de tristeza ou de angústia, entre outras questões.

Se você sente que não está conseguindo compreender, exatamente, o que as suas emoções têm a dizer, a busca pela psicoterapia é interessante.

2. Conflitos interpessoais

Os conflitos interpessoais também podem ser um dos estopins para fazer terapia. Afinal, sabemos que as relações sociais têm um papel importante em nossas vidas, portanto, quando elas se tornam difíceis de manejar e muito conflituosas, é interessante buscarmos apoio de um profissional neutro e com uma visão externa da situação.

3. Sintomas de ansiedade, estresse ou depressão

Os sintomas de ansiedade, estresse ou depressão têm feito parte da sua rotina? Talvez este seja um bom momento para investigar a situação e tomar as medidas cabíveis em prol da sua saúde mental.

4. Problemas relacionados aos planos para o futuro

Como estão os seus planos para o futuro? Você tem pensado sobre quais caminhos quer trilhar na sua vida pessoal e profissional? Ou tem passado por dificuldades na hora de colocar em palavras o que deseja atingir mais adiante?

Às vezes, podemos nos sentir “perdidos” diante dos mais diversos acontecimentos de nossas vidas. Sendo assim, investir na psicoterapia pode ser interessante, uma vez que ela será uma ferramenta na hora de direcionar os nossos passos em direção ao que esperamos do nosso futuro. Além disso, ela também nos ajuda na hora de descobrir o que desejamos.

5. Vivência de alguma questão específica

A vivência de alguma questão difícil de assimilar, como a perda de um emprego, um luto ou uma separação, também pode ser a mola propulsora na hora de procurar um psicólogo.

Afinal, na terapia será possível falar sobre o que está acontecendo e de que maneira é possível reagir diante disso, visando a qualidade de vida e a saúde mental.

 

Portanto, encerramos este conteúdo dizendo algo muito importante: se você sente que está necessitando de acompanhamento psicológico para tirar dúvidas, se autoconhecer ou lidar com algo específico, então este pode ser o melhor momento. 😉