Os clientes do Itaú estão relatando problemas para acessar os serviços do banco e a revolta acabou gerando um alerta para o Procon. O órgão de defesa ao consumidor emitiu um comunicado para o Grupo Itaú informando sobre os problemas enfrentados pelos clientes desde a última quinta-feira (3).
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, foram relatadas dificuldades para o acesso das contas do Itaú, como problemas ao tentar efetuar transações e erros em extratos bancários. O Procon já pediu para que o banco esclareça quando realizou a última constatação do problema e quais os protocolos de segurança serão aplicados.
O órgão de defesa ao consumidor também já deixou bem claro de que deseja que o Itaú dê maiores explicações e tome medidas para buscar proteger melhor os dados dos clientes e evitar vazamentos acidentais. O Procon ainda explicou que os consumidores não podem ser prejudicados pelas falhas que estão ocorrendo no sistema do banco.
E se de fato algum cliente foi impedido de realizar transações e o Itaú não ofereceu nenhuma alternativa, não será possível cobrar multa ou juros por pagamentos atrasados, sendo que a culpa ficou comprovada que foi da falha do sistema da instituição financeira.
O que está sendo recomendado para quem teve problemas com as falhas no sistema do Itaú, é que seja feito um registro de reclamação através dos canais de atendimento do banco. Se não obtiver uma solução, o consumidor pode entrar em contato diretamente com o Procon.
Em uma nota, o Itaú Unibanco disse que vai prestar todos os atendimentos e esclarecimentos que forem solicitados pelo Procon. O banco informou que a origem do problema se deu com um atraso no processamento interno de dados, mas sem nenhum risco de integridade aos clientes.
O banco também garantiu que não existem chances de que os dados dos clientes sejam vazados, de acordo com o informado no comunicado. Após mais de um dia em que passou por instabilidades, todos os extratos e saldos das contas correntes já haviam sido atualizados e os valores haviam sido integralmente retornados.
O saldo a mais na conta acabou deixando muita gente contente, porém o uso indevido dos recursos é crime. Os clientes que utilizaram o dinheiro indevido, vão precisar devolver o valor ao Banco Itaú e posteriormente aos devidos destinatários.
De acordo com as regras do Código Civil, o dinheiro precisa ser devolvido, pois o enriquecimento ilícito é proibido pela Lei Brasileira. O consumidor que cometer tal tipo de irregularidade, vai ser obrigado a restituir os valores.
Em meio ao apagão que aconteceu no Banco Itaú, clientes reclamaram que ao fazerem pagamentos de boletos, os valores foram devolvidos. Muitos consumidores ainda estão em dúvidas de se irão necessitar pagar novamente os valores e se por acaso vão receber a cobrança de multas.