O ano de 2022 já está chegando ao fim, bem como os feriados do calendário. Para este ano, restam apenas mais dois dias de folga para os brasileiros, sendo o próximo já nesta terça-feira (15).
O feriado em questão se trata da comemoração da Proclamação da República, que ocorre anualmente, no dia de 15 de novembro. Todavia, muitos brasileiros têm dúvida se este dia é considerado ou não como ponto facultativo.
Primeiramente, é importante ressaltar que o dia da Proclamação da República (15) se trata de um feriado nacional. Desse modo, o feriado em questão não é um ponto facultativo.
A saber, o último ponto facultativo ocorreu em outubro, no Dia do Servidor Público, que é comemorado no dia 28/10. Ademais, o feriado desta terça-feira (15) também é prolongado.
O último feriado deste ano é o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro. É importante salientar que em 2022 foram comemorados nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, restando agora apenas dois para concluir o calendário.
Os trabalhadores que gostam de feriados serão bastante beneficiados em 2023. Isso porque o próximo calendário prevê um total de 7 feriados que poderão ser prolongados, o que possibilita mais dias de folga.
Muitos cidadãos esperam ansiosamente pelas folgas do próximo ano. Além disso, a expectativa de folgas aumenta ainda mais pelo fato de que 2023 será marcado com o retorno oficial do Carnaval.
Portanto, para os brasileiros que gostam de emendar os dias de feriado, poderão fazer isso sete vezes no ano que vem, contando apenas com os feriados nacionais. Confira quais são os feriados que poderão ser prolongados em 2023:
Pontos facultativos se referem as datas comemorativas ou que antecedem ou sucedem feriados nacionais, mas que oficialmente não determinam folgas. Nesses casos, ficam a critério das empresas conceder dias de folgas aos seus funcionários ou não.
Outro ponto a ser destacado é o feriado regional. Nesse caso, a data só é tida como feriado em alguns lugares do país.