A Prefeitura Municipal de Capitão Leônidas Marques, no Estado do Paraná, divulgou a abertura de um novo edital (nº 01/2019) de processo seletivo simplificado para preencher 02 vagas no cargo de Agente de Defesa Civil, função que exige o ensino médio completo e e aprovação em curso de capacitação. Conforme o documento publicado, a remuneração oferecida será de R$ 1.513,23, por carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 08 e 21 de janeiro de 2019, no site oficial da banca organizadora Alfa Umuarama (www.alfaumuarama.com.br/concursos). O valor da inscrição está fixada em R$ 60,00.
O processo seletivo de Capitão Leônidas Marques PR consistirá com provas de títulos/experiência profissional, prova de aptidão prática, prova de aptidão física, exame pré-admissional e curso de formação a ser realizado pelo 4º agrupamento de Bombeiros de Cascavel-PR. As avaliações de títulos, prova prática e aptidão física serão aplicadas no dia 10 de fevereiro, em locais e horários a serem informados no dia 29 de janeiro.
A validade da seleção será de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.
Planejamento, supervisão e controle na elaboração de planos e medidas preventivas de desastres naturais ou acidentais; planos de contingencia em situações de risco a vida humana; e missões de defesa civil no Município coordenando os postos de comando durante os períodos de calamidade pública. Participar, coordenar e supervisionar trabalhos relativos a vistorias, levantamento de informações, encaminhamento de vítimas e fiscalização de voluntários em situações de acometimento ou em áreas atingidas por calamidade pública. Implementar conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecendo a normalidade social. Estas ações são baseadas em; Prevenção: medidas adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis; Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres; Assistência: criação de condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas; Recuperação: investimentos que objetivam o retorno, no menor tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes dos eventos. Executar os serviços operacionais na fase preventiva da Defesa Civil; serviços operacionais de socorro às vítimas de desastre natural ou provocado e em situações de emergência; serviços e prevenção e combate a incêndios; serviços operacionais de mobilização de forças (voluntariado) quando da situação de desastre.