Problemas Urbanos: o que você precisa saber para o ENEM
Os principais problemas urbanos
Todos sabemos que o ENEM é uma prova que tem preferência por abordar questões ligadas a problemas contemporâneos, principalmente nas questões de ciências humanas.
Dentre esses problemas, se destacam aqueles ligados ao processo de urbanização: os chamados problemas urbanos.
Existem diversos problemas urbanos. Porém, o artigo de hoje vai abordar como são formados e quais são os principais e os mais cobrados pela prova do ENEM e por outros vestibulares do país.
Problemas Urbanos: Causas
Os problemas urbanos são causados por uma união de fatores. Porém, entre esses fatores se destaca a falta de estrutura adequada e planejamento urbano.
Além disso, desigualdades regionais, relacionadas a economia e ao ambiente, também podem gerar problemas específicos em certas cidades.
Alguns dos problemas sociais que se desenvolvem juntamente ou por causa dos problemas urbanos são: a formação de favelas, o aumento da violência e o trânsito.
Já entre os problemas ambientais que estão relacionados a falta de planejamento urbano se encontram a formação de ilhas de calor, o problema da inversão térmica e o acúmulo de lixo.
Problemas Urbanos: A Moradia
A falta de moradia e a sua precarização são também decorrentes das falhas no planejamento urbano. Junta-se a isso um fenômeno muito conhecido chamado Especulação Imobiliária.
A Especulac?a?o Imobilia?ria é um fenômeno que decorre da visão de terras como investimento. Dessa forma, lugares específicos da cidade se valorizam e aumentam o seu valor, enquanto outros lugares da mesma cidade são abandonados por serem, na visão dos investidores, menos lucrativos.
O Brasil possui um déficit habitacional de 7 milhões. Esse número indica o número de famílias em condições inadequadas de moradia. Os critérios dessa estatística são: habitações precárias, coabitação familiar, gasto excessivo com aluguel, excesso de moradores.
Com a atual crise econômica, esse cenário piora graças ao aumento do desemprego e a dificuldade de acesso a crédito.
Outro problema muito cobrado pelas provas é o fenômeno da gentrificação, em que áreas se valorizam de forma acelerada, expulsando moradores de baixa renda.