Os primeiros socorros em casos de cortes, tanto superficiais quanto profundos, devem acontecer imediatamente depois do acidente. Afinal, esse cuidado ajuda a combater infecções e inflamações que podem provocar outros problemas mais sérios.
Por isso, fizemos este conteúdo para ajudar você nesse momento que, cá entre nós, pode ser muito corriqueiro no dia a dia de qualquer família. Continue lendo e entenda.
No caso de cortes superficiais – aqueles, que acontecem com bastante frequência na cozinha de casa, por exemplo, com uma tesoura ou uma faca – podem ser higienizados e tratados em casa, desde que não apresentem muito sangramento ou sinais de infecção e inflamação.
Assim que você se deparar com o corte superficial, considere as recomendações abaixo:
É importante salientar que o algodão não deve ser usado nesse tipo de ferimento, pois suas fibras se “misturam” ao sangue e, quando você for trocar o curativo, as fibras serão puxadas e o sangramento poderá acontecer novamente.
Do mesmo modo, mantenha o machucado sempre limpo, seco e livre para “respirar”, isto é, sem peças de roupa muito apertadas por cima.
Já os primeiros socorros em casos de cortes profundos é um pouco diferente, e requer mais atenção. Isso porque a perda de sangue pode ser muito perigosa e deve ser combatida o mais rápido possível.
Considerando isso, veja as nossas recomendações do que fazer nesses casos:
Vale ressaltar que no caso de ferimentos causados por um pedaço de objeto (seja vidro ou qualquer outro objeto cortante), você não deve retirá-lo de qualquer forma, pois isso poderia aumentar a hemorragia. O correto é ir ao hospital para que o médico avalie e tome as medidas cabíveis.
Considerando nossas recomendações de primeiros socorros em casos de cortes, cuide-se e busque ajuda médica se houver necessidade.