Estar atento aos possíveis primeiros sinais de Parkinson é fundamental para detectar as alterações e assim buscar orientação médica quando necessário.
Neste texto, reunimos alguns dos sintomas para que você possa conhecê-los. Lembrando que eles podem estar associados a outras enfermidades também, ok? Portanto, em caso de dúvidas, agende uma consulta com o seu médico de confiança para averiguar o que pode estar acontecendo.
Vejamos, agora, mais informações sobre o assunto.
Os primeiros sinais de Parkinson podem parecer silenciosos em algumas situações, por isso, analisar com atenção é importante para detectá-los. Ao mesmo tempo, é necessário ter um cuidado a mais para evitar autodiagnóstico ao perceber uma pequena alteração, por exemplo. Por isso, sempre recomendamos que você converse com o seu médico em caso de dúvidas, a fim de não tirar conclusões precipitadas, está bem?
Considere os primeiros sinais de Parkinson citados abaixo como algo informativo, e não como pré-requisito para se diagnosticar. 😉
A rigidez muscular tende a ser um dos sintomas da doença, fazendo com que a pessoa tenha uma certa dificuldade para movimentar alguns músculos do corpo. A sensação de estar um pouco mais “preso” pode ser comum em algumas pessoas.
A lentidão dos movimentos também costuma ser um dos primeiros sinais de Parkinson. Nesse caso, a pessoa pode começar a mover os braços, mãos ou pernas de modo mais lento, caminhando mais devagar, pegando objetos com menos agilidade, etc.
Os tremores rítmicos, sem dúvidas, são um dos principais sintomas de Parkinson. Contudo, em alguns casos eles podem estar associados a outras enfermidades. Portanto, se você tem percebido mãos, dedos ou braço tremendo, converse com o seu médico.
Um dos efeitos do Parkinson é provocar um tipo de instabilidade postural, que dificulta na hora de manter uma postura mais ereta e saudável. Somado à rigidez muscular, esse sintoma pode impactar o bem-estar e também a mobilidade da pessoa. Por isso, investigar a situação, ainda no começo, é bem importante.
Devido às alterações musculares que podem ocorrer, bem como por conta dos tremores, a pessoa pode começar a ter dificuldades para escrever a sua caligrafia como de costume. Isto é, na hora de assinar ou escrever algo à mão, o indivíduo pode perceber alterações nos traços, de tal modo que prejudique a sua forma de usar a caneta ou o lápis, por exemplo.
Embora esse sintoma também possa estar associado a outros tipos de enfermidades, é válido sempre conversar com o médico sobre esse tipo de alteração, combinado?
Por fim, um dos primeiros sinais de Parkinson também pode ser o ato de começar a caminhar arrastando os pés, pois a pessoa pode encontrar dificuldades para levantar o pé do chão e caminhar como antes. No começo, pode ser algo mais sutil, mas à medida que o tempo passa pode se tornar um sintoma mais intenso.
Por conta disso, se você detectou essa dificuldade para erguer os pés do chão, considere avaliar o que pode estar acontecendo para iniciar um tratamento mais assertivo de forma efetiva. Cuide-se!