Neste ano, os trabalhadores e estudantes estão bem atentos ao calendário. Isso porque, os cidadãos serão bastante beneficiados com os feriados. Diferente do ano passado, este ano de 2023 será repleto de feriados prolongados.
A saber, serão 14 feriados, sendo 7 deles prolongados, o que beneficia muitos brasileiros. De acordo com o calendário nacional, o próximo dia de folga prolongada acontecerá em breve.
Primeiramente, é importante destacar que, como já mencionado, os brasileiros poderão contar com pelo menos 7 feriados prolongados neste ano.
O primeiro feriado já foi curtido por muitos brasileiros, que foi o Carnaval. No entanto, trata-se de um ponto facultativo e não de um feriado nacional. Portanto, a folga aos cidadãos foi determinada por cada município.
Desse modo, não é possível considerar que o Carnaval tenha sido o primeiro feriado prolongado, visto que muitas pessoas podem não ter recebido dias de descanso.
Por outro lado, de acordo com o calendário nacional, o primeiro feriado prolongado ocorrerá em breve, no dia 07 de abril, dia em que se comemora a Paixão de Cristo, que cairá na sexta-feira. Portanto, será possível emendar com o final de semana e obter mais dias de descanso.
Confira quais são os feriados que poderão ser prolongados em 2023.
De acordo com o calendário de 2023, os feriados de Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal poderão ser emendados, resultando em folgas prolongadas.
Pontos facultativos se referem as datas comemorativas ou que antecedem ou sucedem feriados nacionais, mas que oficialmente não determinam folgas. Nesses casos, ficam a critério das empresas conceder dias de folgas aos seus funcionários ou não.
Outro ponto a ser destacado é o feriado regional. Nesse caso, a data só é tida como feriado em alguns lugares do país.
Veja a seguir os pontos facultativos deste ano:
É importante salientar que o carnaval em algumas cidades do país é considerado apenas um feriado municipal. Dessa forma, os cidadãos devem se atentar aos calendários definidos pelas prefeituras.