Primeira Guerra: Entenda suas consequências
A Primeira Guerra chegou ao fim em novembro de 1918 após o governo alemão se render. Além disso aceitou todas as exigências das nações vitoriosas.
Depois do fim houve uma reunião na cidade de Versalhes, na França, para discutirem quais os termos que fariam parte do Tratado de Versalhes.
As consequências da Primeira Guerra são muito abordadas em vestibulares de todo país, assim como no Enem. Elas foram fundamentais para entender o contexto histórico da Segunda Grande Guerra, acompanhe!
Principais Consequências da Primeira Guerra Mundial
Podemos dizer que a Primeira Guerra deixou milhões de mortos, alterou o mapa do continente Europeu e o modo de fazer diplomacia no mundo todo.
Dentre as principais consequências podemos destacar:
Perdas humanas e materiais
As perdas humanas foram catastróficas estima-se que ao menos 13 milhões de pessoas foram mortas e mais de 20 milhões de feridos e mutilados.
Todavia, durante a guerra diversos materiais foram utilizados, muitos deles usados pela primeira vez na história, podemos destacar o uso de:
- Gases asfixiantes
- Canhões
- Metralhadora
- Lança Chamas
- Tanque
- Aviões
- Submarinos
Até mesmo as nações vitoriosas, tiveram vários problemas devido o alto número de mortos, feridos e mutilados. Além disso, muitas cidades estavam completamente destruídas, necessitando de capital financeiro e humano para reconstrução.
Por isso, a Europa se viu afundada em uma enorme crise econômica e social, o desemprego bateu recordes e a fome e miséria tornaram-se realidade.
Afinal, com o continente em uma enorme instabilidade política e social, favoreceram para o surgimento de regimes totalitários.
Um novo clima de medo e terror se estabeleceu no continente, um novo conflito era o temor da maioria, o que de fato aconteceu com a Segunda Guerra Mundial.
Criação de Novos Países
Quatro impérios deixaram de existir após a Primeira Guerra:
- Alemão
- Austro-Hungáro
- Russo
- Otomano
Com a assinatura do Tratado de Versalhes, novos países surgiram:
- Polônia
- Checoslováquia
- Iugoslávia
- Áustria
- Hungria
- Estônia
- Lituânia
- Letônia
Ademais, o Império Otomano teve suas fronteiras diminuídas. Desse modo, surgiu a Turquia, além disso tiveram que reconhecer a independência da Armênia.
A saber, a França e Inglaterra administraram sob mandato os territórios da Síria, Líbano e Iraque.
Criação da Liga das Nações
Em 1919 foi criada a Liga das Nações em Genebra, na Suíça, e teve inspiração nas ideias de paz propostas pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson.
A criação da instituição visava principalmente evitar novos conflitos através de discussões diplomáticas.
Principal vencedor
Os Estados Unidos saíram como os grandes vencedores da Primeira Guerra.
Afinal, realizaram comércio por mais de três anos com os Aliados, além do mais seu território não foi atacado e ainda tornaram-se fiadores de países europeus.
Os americanos consolidaram-se ainda mais como uma potência industrial. A saber, suas perdas foram mínimas quando comparados com os europeus. Dessa maneira, o país seguiu seu caminho para se tornar uma das maiores potências mundiais.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as consequências da Primeira Guerra?
Não deixe de ler também – História: Consequências da Segunda Guerra Mundial.