Hoje, feriado de Corpus Chisti, há a grande possibilidade de pessoas emendarem o feriadão, voltando ao trabalho somente na segunda-feira. Por isso que a preocupação com a previsão do tempo, faz com que as pessoas possam fazer planos para aproveitar ao máximo o feriadão. Assim, hoje, vamos tirar a curiosidade das pessoas e indicar qual é a possibilidade de aproveitar mais o final de semana prolongado.
Devido à influência de uma grande massa de ar seco em grande parte do país nesta semana, o tempo ficará relativamente estável em uma grande área do centro e sul do Brasil durante o feriado de Corpus Christi.
Segundo o INMET, há a previsão de uma passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil no próximo final de semana. É provável que ocorra chuva forte durante o feriado prolongado no Norte e no Nordeste.
De acordo com o INMET, durante todo o feriado, no estado de São Paulo, a formação de nuvens será impedida por uma área de alta pressão. Assim, não há previsão de chuva neste período específico.
Os dias estarão claros e sem nuvens à vista. Assim, no entanto, esta secura deve persistir, com umidade abaixo de 30% em toda a capital paulista, região central, leste e norte.
Resumindo, no estado de São Paulo, não haverá chuva e as temperaturas oscilam entre:
Devido ao sistema de alta pressão, a previsão é de muito sol, para a região Sudeste neste feriado prolongado. De acordo com o INMET, na sexta-feira, dia 09/06, terá ampla amplitude térmica, com sol e temperaturas relativamente quentes em São Paulo, Rio de Janeiro e centro sul de Minas Gerais.
Já os nevoeiros podem cair cedo da manhã no Vale do Paraíba, principalmente nas regiões próximas à divisa com o estado de Minas Gerais.
Considerando informações do INMET, os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão experimentar no feriado, menos cobertura de nuvens e clima mais estável graças a uma grande massa de ar seco. Assim, faz frio pela manhã e há possibilidade de nevoeiro hoje, nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba.
Já na sexta-feira, dia 9, começa a aumentar a quantidade de nuvens, e no sábado, chove em todo o estado do Rio Grande do Sul, com a possibilidade de redução das temperaturas.
Por fim, no domingo, a chuva se direciona para o estado de Santa Catarina, podendo ir até a região sul do estado do Paraná.
Então, em conjunto com a chuva, as temperaturas tendem a baixar, a nível de 1 dígito em toda a região Sul do Brasil.
Nesta região, de acordo com o INMET, a previsão do tempo, fica muito semelhante à região Sudeste do Brasil. Assim, sofrerá a influência de uma massa de ar seco e quente, o que deixará as temperaturas altas, com muito calor pela região Centro-Oeste.
Mas, na região norte do estado de Mato Grosso, tem possibilidade de chuvas esparsas, em alguns locais, no período de todo o fim de semana prolongado.
Na região Norte, há previsão de chuvas no feriado de Corpus Christi. Aliás, sendo que na maioria das regiões, há possibilidade de chuva forte em quase todo o período do feriado, começando a partir de hoje, quinta-feira.
Dessa forma, os acumulados de chuva podem ser de grande intensidade nesta região, pois a instabilidade decorre do calor da umidade elevada do ar.
Esta região terá a influência da umidade do mar e da zona de convergência intertropical, que causará chuvas em várias locais da região Nordeste. Há a possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas no nordeste do estado da Bahia, no estado de Alagoas e Paraíba, hoje, quinta-feira de feriado.
Entre a sexta-feira e o final de semana a instabilidade do tempo continuará atuando na região.
Em resumo: Hoje, quinta-feira, tempo instável na região Nordeste e Norte, com possibilidades de chuvas fortes.
Na sexta-feira, a instabilidade alcança o estado do Rio Grande do Sul, causando muitas nuvens, mas não chove. A chuva atinge as regiões Norte e Nordeste, norte do estado de Mato Grosso.
No sábado, as chuvas permanecem nas regiões Norte e Nordeste, atingindo também o estado do Rio Grande do Sul.
Já no domingo, a chuva avança para o estado de Santa Catarina, e sul do Paraná, baixando as temperaturas.