Economia

PRESENTE: PIX no CAIXA TEM pega brasileiros de surpresa e você precisa ficar sabendo

O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal, criado para facilitar o acesso a serviços sociais e transações bancárias. Inclusive, é através dele que é feito o pagamento do Bolsa Família, para os beneficiários que não possuem Cartão do Cidadão ou cartão do benefício, também havendo a possibilidade de obter informações sobre o Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, FGTS, PIS/Pasep. Sendo assim, através do aplicativo, o cidadão consegue realizar movimentações com o dinheiro recebido.

Dentre as diversas formas de movimentar dinheiro através do Caixa Tem está o Pix. Da mesma maneira que em outros bancos, o sistema de transferências instantâneas da Caixa funciona em menos de 10 segundos, sendo seguro, prático e também gratuito. Sendo assim, confira a seguir como utilizar o Pix pelo Caixa Tem.

PIX no Caixa Tem

Para poder movimentar o dinheiro através da ferramenta, o primeiro é necessário realizar o cadastro da chave Pix. Para isto, basta seguir o simples passo a passo a seguir:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
  • Em seguida, selecione a opção “Pix”, e depois clique em “Vamos lá”;
  • Agora, escolha a chave Pix que deseja cadastrar. Existem várias opções, como CPF, celular, e-mail, CNPJ, entre outras;
  • Ao escolher a chave, selecione a opção “Cadastrar Chaves selecionadas”;
  • Por fim, basta digitar a senha do Caixa Tem e confirmar a operação.

Com isso, a chave selecionada já terá sido cadastrada. Lembrando que o serviço de cadastramento de chaves Pix do Caixa Tem está disponível 24 horas por dia. Além disso, o serviço também funciona aos finais de semana e feriados, possibilitando o cadastramento de cinco chaves por conta.

Agora, com a chave Pix cadastrada, o usuário Caixa Tem já poderá realizar transferências instantâneas de maneira gratuita. Confira a seguir como realizar este procedimento:

  • Primeiro, abra o aplicativo do Caixa Tem;
  • Em seguida, vá até a aba “Pagar” e selecione a modalidade em que será feita a transferência. Isso porque o pagamento pode ser feito tanto através de uma chave Pix, como por um QR Code.
  • Sendo assim, isso depende da pessoa que irá receber o dinheiro;
  • Agora, selecione o valor que será transferido. Lembrando que é sempre importante conferir as informações da conta que irá receber o dinheiro, para evitar erros;
  • Caso tudo esteja de acordo, clique em “Sim, digitar senha”;
  • Conclua o processo informando a senha para transferências.

Pagamento pelo Qr Code

Como dito no passo a passo de como realizar um Pix pelo Caixa Tem, a transferência pode ser feita para uma chave Pix, ou através do pagamento pelo QR Code. Na segunda opção, quem irá receber o dinheiro gera um QR Code e disponibiliza para aquele que irá realizar o pagamento. Desta maneira, é possível receber um Pix sem passar dados pessoais ao pagador.

O Qr Code para quem não conhece, é um código que pode ser lido pela câmera do celular. Ele funciona como um código de barras, e contém todas as informações do pagamento, como dados da conta de destino e os valores.

Sendo assim, também é possível mandar um Pix pelo QR Code no Caixa Tem. Para isto, basta selecionar a opção “pagar na maquininha” no momento de realizar a transferência. A câmera do celular irá abrir automaticamente, e basta apontá-la para o código e seguir com o processo de pagamento normalmente.