Sabe aquele casaco que você deixou no fundo do guarda-roupa e nunca mais vestiu? Talvez seja a hora de voltar a usá-lo. De acordo com meteorologistas, o Brasil deve registrar o avanço de uma frente fria que pode formar o primeiro frio mais intenso do inverno deste ano, com quedas acentuadas de temperatura em quase todo o país.
De todo modo, os grandes destaques ficam mesmo para a região sul, parte do sudeste e do centro-oeste. Nestas áreas, a previsão é de que as temperaturas sofram as quedas mais bruscas já a partir desta sexta-feira (28).
“De modo geral, as temperaturas já começam a baixar a partir de amanhã (hoje, 28 de junho), no Rio Grande do Sul, e o frio dura até terça-feira. O pico de frio deve acontecer entre domingo e segunda”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Lista de cidades
Abaixo, listamos as capitais que devem registrar os frios mais intensos no decorrer deste final de semana, segundo projeções do Inmet.
- Porto Alegre;
- Florianópolis;
- Curitiba;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Cuiabá.
“Além de chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o lago Guaíba [na região metropolitana de Porto Alegre] até o domingo”, diz o Inmet.
Fenômenos climáticos no Brasil
O Brasil é um dos exemplos mais claros de impacto das mudanças climáticas neste momento. Nos últimos meses, vários estados sofreram com a ocorrência de muita chuva. Além disso, outras unidades da federação também sofreram com os longos períodos de estiagem.
O Rio Grande do Sul, por exemplo, é o caso mais recente. Dados mais atualizados da Defesa Civil indicam que 160 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas. Neste momento, mesmo depois de um mês do início das chuvas, milhares de gaúchos seguem desalojados ou desabrigados.
Esta não foi a primeira vez que o Rio Grande do Sul passou por um desastre natural. Ainda no ano passado, outras dezenas de gaúchos perderam tudo em decorrência das chuvas e dos ciclones que atingiram esta unidade da federação.
Dicas para se proteger do frio
Assim como nos dias de calor intenso, os dias mais frios também exigem cuidados especiais para que você consiga passar por estas temperaturas da melhor maneira possível. Abaixo, você pode conferir algumas destas dicas indicadas pelo Ministério da Saúde
- Beber água
No frio, é comum que as pessoas esqueçam de beber água. Mas isso é um erro. De acordo com o Ministério de Saúde, o nosso corpo precisa de água mesmo com temperaturas mais baixas, principalmente porque o ar frio costuma ressecar a pele. Uma dica é marcar o horário de beber água através do despertador do seu celular.
- Evitar banhos muito quentes
É natural que no frio tenhamos muita vontade de tomar banho quente. Mas este banho não pode ser quente demais. A água morna tem potencial de remover a camada protetora da pele, além de alterar o pH e a microbiota natural. Isso pode elevar os riscos de coceiras e alergias.
- Abusar do hidratante
Como dito, o frio normalmente deixa a pele mais seca. Por isso, se você puder comprar hidratantes para usar neste momento, esta pode ser uma ótima ideia. Mas é preciso lembrar de respeitar os limites da sua pele. Alguns hidratantes podem provocar alergias em algumas pessoas.
- Protetor solar
Ao contrário do que muita gente imagina, é preciso seguir usando o protetor solar mesmo em dias frios. Estima-se que cerca de 80% dos raios UV passam pelas nuvens mesmo em dias nublados, e assim os riscos de danos seguem existindo. Luzes de lâmpadas também podem ser prejudiciais à sua pele.