A prefeitura de São Paulo (SP) está ofertando um curso gratuito de Língua Portuguesa para imigrantes. Desse modo, os estrangeiros residentes na cidade já podem realizar as inscrições para o projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, que já está em andamento.
De acordo com as diretrizes do projeto, podem se inscrever os imigrantes residentes em todas as regiões da cidade, independente de sua situação migratória e documental. As inscrições podem ser feitas em qualquer momento do semestre letivo.
A prefeitura informa que as inscrições devem ser feitas presencialmente, diretamente na escola na qual o imigrante deseja estudar. Ao todo, são 11 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) que ofertam o curso de Língua Portuguesa pra imigrantes. Veja endereços na página do projeto.
No momento da matrícula, o imigrante deve apresentar um documento de identificação (serão aceitos os emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Aqueles que não tiverem documento para comprovação de residência poderão preencher uma declaração de residência.
Conforme a programação, o curso é composto por três módulos (básico, intermediário e avançado). As aulas acontecem duas vezes por semana, de forma presencial. O curso conta com material didático próprio para cada módulo e apresenta atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero, por exemplo.
Segundo as diretrizes do curso, é necessário ter 75% de presença em cada semestre para ter direito ao certificado de cada módulo. Cada módulo equivale a 90 horas/aula.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEA abre período de inscrição para SIS 2022 e Vestibular 2023; saiba mais detalhes.