Quem deseja se inscrever no Enem precisa se apressar, afinal, estes são os últimos dias disponíveis para participar do Exame Nacional do ensino Médio em 2024. O interessado em fazer as provas, devem acessar a Página do Participante até 07 de junho.
Neste dia também finaliza o prazo de solicitação para o atendimento especializado, além do tratamento com o nome social. Lembrando que a inscrição requer login único com as credenciais do gov.br.
Calendário oficial do Enem em 2024
- Inscrição – De 27 de maio de 2024 até 07 de junho de 2024
- Pagamento do boleto da taxa da inscrição – De 27 de maio de 2024 até 12 de junho de 2024
- Pedido do tratamento pelo nome social – De 27 de maio 2024 até 07 de junho de 2024
- Solicitação de atendimento especializado – De 27 de maio de 2024 até 07 de junho de 2024
- Resultado da solicitação para o atendimento especializado – 17 de junho de 2024
- Recurso do pedido de atendimento especializado – De 17 de junho de 2024 até 21 de junho de 2024
- Resultado dos recursos do atendimento especializado – 27 de junho de 2024
- Aplicação de prova – Dia 03 de novembro de 2024 e dia 10 de novembro de 2024
- Liberação de gabarito – 20 de novembro de 2024
- Divulgação de resultados oficiais – 13 de janeiro de 2024
Como se inscrever no Enem
Com as inscrições quase finalizando, os interessados em participar do Enem devem se apressar e acessar a Página do Participante dentro do site oficial do Inep. Assim, para concluir a inscrição, os candidatos devem ter login e senha diferenciadas, ou seja, as credenciais do gov.br.
Taxa da inscrição
O Inep já divulgou, conforme a data no calendário, qual foram os resultados das solicitações para isenção da taxa de inscrição. Ressaltando que o Instituto publicou um edital especial apenas para essas solicitações, sem contar com as justificativas de ausência.
A taxa de inscrição continua a mesma de 2023, sendo no valor de R$ 85. Este critério é obrigatório, podendo ser quitado através de:
- Boleto (gerado na Página do Participante);
- PIX;
- Débito em conta-corrente ou em conta-poupança, a depender do banco;
- Cartões de crédito.
O prazo para pagamento seguirá aberto até o dia 12 de junho. Lembrando que, para pagar o PIX, bastam os candidatos acessarem o QR Code que consta no boleto. Aqueles que precisarem de outros detalhes, é só verificar o edital dentro do site do Inep.
Nome social
Não há necessidade de enviar nenhum documento comprobatório quanto ao nome social no ato da inscrição. Transexuais, travestis ou transgêneros terão o tratamento automático, conforme os dados que estão cadastrados no sistema da Receita Federal. Nesse sentido, antes da inscrição, o participante precisa verificar os dados pessoais junto ao órgão, e, caso preciso, atualizar.
Algumas questões sobre a prova de 2024
Não haverá nenhuma alteração na estrutura da prova do Enem. Dessa forma, as provas terão o mesmo “estilo” que o dos anos anteriores. Com isso, quem fez o exame no ano passado, por exemplo, pode esperar questões “parecidas”. Mas, quem nunca participou da prova pode tomar como base as edições passadas.
Mas, tendo feito ou não o exame, algumas dicas para se dar bem no Enem 2024 ajudam bastante os candidatos. Assim, preste bastante atenção abaixo:
Matemática
Se atente bem para os estudos sobre questões de Matemática, pois essa disciplina terá 45 questões na prova, sendo que seu peso será de uma área de conhecimento inteira. Sem contar que a prova com as questões de Matemática, geralmente aplicada pela TRI, proporciona notas maiores. Isso com certeza potencializará a média final.
Redação
Igualmente que o exame de Matemática, a prova de Redação, que é temida por vários candidatos, também terá um peso considerável, ou seja, de uma área de conhecimento inteira. Isso quer dizer que a Matemática e a Redação corresponderão, juntas, a 40% do total da nota do Enem.