O prazo para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 chegará ao fim no dia 20 de janeiro. De acordo com as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Enade.
Ainda de acordo com o Inep, o procedimento deverá ser feito pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. É necessário comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.
Conforme o edital, são motivos aceitos para dispensa de estudantes acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade. Em casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais, a situação deve ser registrada pelo estudante e passar pela análise do respectivos coordenadores de curso.
No entanto, os estudantes que compareceram no dia da prova, mas foram eliminados por descumprirem normas de segurança não poderão solicitar dispensa de prova.
O Inep realizou a aplicação do Enade 2022 no dia 27 de novembro em todo o país.
Neste ciclo avaliativo do Enade, o MEC avaliou os estudantes dos seguintes cursos:
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEA publica resultado final do Vestibular 2023 e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2022; saiba mais.