Economia

Prazo para negociar dívidas pelo Mutirão Nacional termina sexta (31); veja como participar

Os consumidores têm até a próxima sexta-feira (31) para negociarem as suas dívidas por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Por isso, ainda dá tempo de correr para sair da inadimplência e limpar o seu nome.

O mutirão é uma ação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e união com o Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.

Através do mutirão, os consumidores poderão negociar as suas dívidas e obterem melhores condições de pagamento, redução de taxas, alongamento de prazos e até mesmo a migração para outras modalidades de crédito mais vantajosas.

A seguir, confira todas as informações sobre o mutirão e saiba como participar!

Como funciona o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas?

O mutirão nacional de negociação de dívidas é uma iniciativa que visa incentivar os consumidores a se reinserirem no mercado, através da renegociação de suas pendências com bancos e instituições financeiras. Além disso, também promove a orientação financeira, levando todas as informações que os consumidores precisam para se estabilizarem financeiramente.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas. É uma ação muito relevante para o consumidor, principalmente para aqueles que estão vivendo um momento difícil em relação às suas finanças pessoais. A iniciativa faz parte do nosso calendário anual, um esforço permanente dos bancos para auxiliar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.

As dívidas que poderão ser negociadas no mutirão são de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso. E ainda dá tempo de participar, pois o prazo termina na próxima sexta-feira, 31 de março.

Vale ressaltar que apenas os empréstimos que tenham como garantia outro bem (como imóvel ou automóvel) não poderão ser negociados no mutirão.

Como participar do mutirão?

Se você possui dívidas com bancos e instituições financeiras, poderá participar do mutirão de negociação. Para participar, você deve entrar em contato diretamente com o banco ou instituição financeira que você possui o débito. Assim, deverá solicitar a negociação e perguntar sobre as condições que a instituição tem a oferecer.

Caso concorde com as condições, basta assinar o acordo. Mas se não concordar, ainda é possível fazer contrapropostas a fim de chegar a uma solução que caiba no seu bolso.

Além disso, também é possível realizar a negociação por meio do site consumidor.gov.br. O portal oferece um serviço público e gratuito que conecta os clientes com as empresas. Assim, você deverá acessar a plataforma com a sua conta do Gov.br ouro ou prata.

Depois, deve procurar pela instituição financeira que possui a dívida e abrir a solicitação de negociação. Por fim, basta aguardar a resposta da instituição.

Como consultar as minhas dívidas?

Você poderá consultar as suas dívidas através do portal do Banco Central Registrato. Através do portal, você pode consultar todas as suas informações financeiras, como dívidas em aberto, contas em bancos, chaves pix cadastradas, investimentos, empréstimos e financiamentos.

Vale ressaltar que apenas você pode acessar as suas informações pessoais, utilizando seu dados. A seguir, confira o passo a passo para fazer o login na plataforma:

  1. Primeiro, acesse o site registrato.bcb.gov.br;
  2. Depois, faça o login utilizando o seu CPF e senha do Gov.Br;
  3. Ao acessar a página principal, você poderá emitir os relatórios referentes às suas dívidas em atraso e conferi-las, bem como consultar as demais informações financeiras.