Uma das dúvidas que atualmente estão no ar atualmente é “até que dia posso enviar a Declaração de Imposto de Renda 2023?”.
O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente no Brasil, assim como em diversos outros países. É voltado para pessoas físicas e também jurídicas, que pagam uma parte de sua renda para o Governo.
A Declaração de Imposto de Renda 2023 igualmente permitirá que órgãos públicos acompanhem a evolução patrimonial dos brasileiros. Após a divulgação do prazo pela Receita Federal, confira na matéria desta quarta-feira (29) do Notícias Concursos, qual é o limite para cumprir com essa obrigação.
Leia mais: GRANDE notícia para MEI sobre Imposto de Renda
Em 2023, o Imposto de Renda pode ser entregue até o dia 31 de maio. Essa é a data que foi anunciada pela Receita Federal e confirmada há algumas semanas.
É necessário estar atento para não cair na malha fina ou até mesmo receber uma multa da Receita Federal pelo não envio da declaração. A estimativa da Receita é de que pelo menos 34,1 milhões de contribuintes enviem suas declarações de renda até o final do mês de maio, tal como foi definido como a nova data.
São obrigadas a enviarem a declaração aqueles contribuintes que se enquadrem nos requisitos impostos pelas leis brasileiras, como, por exemplo:
A restituição do Imposto de Renda 2023 começa no mês de maio, sendo paga em lotes, cinco mais precisamente, até o mês de setembro. A data inicial para encaminhar a Declaração de Imposto de Renda neste ano, começou no dia 15 de março, finalizando no dia 31 de maio. Essa é a mesma data em que a Receita Federal pagará o primeiro lote das restituições de 2023.
Uma novidade deste ano envolve o recebimento da restituição do tributo. Isso porque, o contribuinte que escolher pelo recebimento via PIX terá prioridade na devolução do montante. Mas, atenção: a chave-PIX tem que ser o número do CPF. Ademais, aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida, também entrarão na listagem de prioridades.