Investir em práticas de autocuidado é uma forma de aumentar a qualidade de vida e, acima disso, demonstrar amor por si mesmo.
Quando cuidamos de nós, tendencialmente podemos nos sentir mais de bem com a vida e felizes, pois acabamos nos colocando como uma prioridade em nossa própria história de vida.
Porém, é bom ter em mente que autocuidado não é o mesmo que “se mimar” o tempo todo. Isto é, consumir aquele lanche que você gosta não é, necessariamente, um ato de autocuidado, pois você pode estar ingerindo alguma coisa que não faz bem ao seu corpo.
Portanto, tenha em mente que as práticas de autocuidado consistem em ações que nem sempre serão “agradáveis” no começo, mas que podem promover benefícios para a sua saúde física e mental – como criar uma rotina de atividades físicas, por exemplo.
Pensando nisso, desenvolvemos este breve guia com sugestões para você. Confira!
As práticas de autocuidado podem mudar a nossa vida. Elas nos ajudam a nos conectarmos melhor com a nossa saúde e com o nosso bem-estar. Sem dúvidas, são excelentes ferramentas de proteção e prevenção contra doenças – como no caso de proteger a pele com bloqueador solar.
Veja algumas ideias que podem ser bacanas para a sua rotina:
Cuidar da saúde bucal é uma forma de praticar o autocuidado. Para isso, é interessante construir uma rotina, na qual você use o enxaguante bucal recomendado pelo dentista e cuide da cada área da sua boca – escovando os dentes e a língua, usando fio dental uma vez ao dia, reduzindo o consumo de doces, e assim por diante.
Proteger a sua pele do sol também é uma das práticas de autocuidado. Quando aplicamos o protetor solar diariamente, reduzimos as chances de desenvolvermos doenças de pele, como o temido câncer. Além disso, protegemos as nossas células contra o envelhecimento precoce.
Mantenha por perto uma garrafinha de água para manter a sua hidratação sempre em dia. O consumo de água faz diferença em nossas vidas, e pode ajudar a aumentar a nossa disposição diária. Lembre-se disso!
Faça alongamentos ao longo do dia, se houver possibilidade e não houver nenhum tipo de restrição para o seu caso. Embora as sensações iniciais sejam um pouco “doídas”, o fim do treino pode promover relaxamento, aumentando a qualidade de vida.
Entre em contato com a natureza. Esse contato pode ser caminhando na praia ou em um parque, cuidando de um jardim, olhando as estrelas à noite, enfim! Esse contato permite que nos sintamos mais relaxados e tranquilos, reduzindo o estresse e aumentando a qualidade de vida.
Aposte na alimentação consciente, pensando sobre o que você está comendo, mastigando com mais calma e escolhendo ingredientes mais saudáveis para o seu organismo. Essas ações podem contribuir para uma melhora na saúde, como um todo.
Pense nisso e invista em boas práticas de autocuidado!