Conseguir praticar o desapego no dia a dia não é simples e, dependendo do estilo de vida do indivíduo, pode até ser “doloroso”. Afinal, quem nunca acumulou alguma coisa que sabia que não era boa, mas mantinha próxima por medo de “mandar embora”? Pois é…
Por isso, neste texto nós trouxemos alguns apontamentos que podem ajudar você a lidar com esse medo de desapegar. Esperamos que as nossas dicas possam ser úteis. Confira!
Para praticar o desapego no dia a dia é preciso tomar uma decisão. Apenas dizer que quer desapegar não é a mesma coisa que decidir desapegar. Portanto, crie a consciência de que o desapego deve ser reforçado em nossa mente, dia após dia. Assim você conseguirá criar uma espécie de hábito, que pode ser muito valioso nesse processo de desapego.
Além disso, considere as nossas sugestões abaixo:
Qual é o seu propósito por trás do desapego? Você já pensou sobre isso? Trouxemos algumas ideias que podem lhe inspirar:
Viu só como existem muitos propósitos? Encontre o seu!
Separe a sua casa ou o seu espaço de trabalho em categorias. Afinal, se você nunca desapegou das coisas, pode ser um pouco difícil “jogar tudo fora” de uma vez. Por isso, foque em um armário ou categoria por vez. Assim, a cada dia você vai desapegando de algumas coisas e lidando melhor com as “despedidas”.
O que estiver quebrado e desgastado, jogue no lixo (pode ser o reciclável, claro). Nunca doe aquilo que você não usaria de maneira alguma.
Já o que estiver em bom estado, doe para alguma causa que faça sentido para você. Pode ser para a campanha do agasalho, para a igreja, enfim. Escolha uma causa que faça sentido e doe. 🙂
Se você tem peças e itens 100% novos, mas que nunca usou, que tal vender na internet para ainda conquistar uma renda extra? Isso pode ajudar a diminuir aquela “dor” de desapegar, por exemplo.
Por fim, para conseguir praticar o desapego no dia a dia, de fato, é preciso incluir isso na rotina. Portanto, que tal criar um cronograma de, a cada dois meses, fazer essa geral nos itens que não foram usados nos últimos 60 dias? Isso pode ajudar a tornar o desapego um hábito, diminuindo aquele desconforto gerado por essa prática. 😉