Os acádios são um dos povos da antiguidade que viveram na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates.
Contudo, vale destacar que vários povos também habitaram essa região, por isso podemos destacar também:
Povos da antiguidade poderão surgir em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e em diversos vestibulares do país. Por isso vale a pena ficar atento a esse assunto, acompanhe o artigo e saiba mais!
A região da Mesopotâmia antiga primeiro foi habitada pelos sumérios e posteriormente pelos acádios, estima-se que a 2.550 a.C. supostamente do norte da Síria.
Os acádios procuravam terras férteis para estabelecerem-se e herdaram esse nome por conta da cidade mais importante do império: Acad.
A saber, a capital do império foi denominada de Acádia, hoje território do Iraque.
Através da direção de poder pelo Rei Sargão I (2334 – 2279 a.C.),os acádios que eram semitas e seminômades, tiveram que dominar os sumérios para conquistar a região da Mesopotâmia nos anos de 2.550 a.C. e 2.300 a.C..
Algum tempo depois o rei acádio integrou as cidades-estados sumérias, formando dessa forma o Primeiro Império Mesopotâmico que compreendia a região do Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia.
Além disso, essas cidades também ficaram conhecidas como civilização sumério-acadiana. No entanto, muitos conflitos internos e várias invasões de outros povos colocaram fim ao Império Acádio.
Por fim, o império desapareceu por volta de 2.100 a.C. quando eles foram dominados por Guti, povo que tem origem nos Montes Zagros na região da fronteira entre Irã e Iraque.
Podemos destacar como as principais características dos acádios:
A cultura do povo acádio baseou-se na construção de cidades, sobretudo através da presença de templos e palácios.
Em síntese, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais, além disso a escrita dos acádios era cuneiforme e por isso transcreveram várias obras literárias dos sumérios.
Os acádios eram um povo politeísta e por isso cultuavam diversos deuses. Ademais, após a morte do rei, o mesmo acabava cultuado como um Deus.
Além do mais, esse povo acreditava que o rei era um representante direto dos deuses.
O rei era quem controlava grande parte dos assuntos jurídicos e políticos do império, tal qual mantinha um estado centralizado.
Ademais, os acádios buscavam a permanência do império através de campanhas militares que acabaram enfraquecidas após a morte do rei.
A base econômica do povo acádio era a agricultura, principalmente por conta das cheias dos rios tigre e eufrates que favoreciam a fertilidade do solo desse território.
Nesse período ainda não existia moeda e por isso alguns produtos acabavam sendo usados como moeda de troca, como por exemplo, metais e cevada.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre os acádios?
Não deixe de ler também – História antiga: 5 tópicos importantes sobre os Fenícios.