É viável que você elabore uma poupança através de um planejamento financeiro, ainda que a sua situação orçamentária não esteja positiva.
Parece contraditório, mas é necessário que você faça um planejamento financeiro, ainda que você esteja em uma situação financeira desfavorável. Visto que o planejamento poderá te direcionar para que tenha decisões mais assertivas quanto ao seu fluxo financeiro pessoal.
Além disso, é importante que você tenha o conceito de que planejar suas finanças é uma forma saudável de viabilizar uma poupança por meio de hábitos financeiramente sustentáveis; bem como, também é um registro eficiente dos pontos relevantes na sua rotina. Visto que ao negligenciar esse tipo de plano, você apenas deixa de registrar algo que já está acontecendo.
É relevante que você faça uma separação de custos fixo e variáveis. Dessa forma, poderá elevar sua chance de sucesso em longo prazo. Além disso, você deve saber quais são as trocas viáveis na sua rotina. Pois, somente de forma planejada é possível que você tenha atitudes positivas.
Para que você faça essa separação, utilize ferramentas de gestão como o Trello, aplicativos de finanças ou faça anotações físicas, o importante é que não abdique desse registro.
Por exemplo, você pode adquirir um cartão de crédito sem anuidade abdicando de uma opção de cartão de crédito tradicional. Haja vista que é uma forma de você gerar economia sem que fique sem o serviço. No entanto, dentro do conceito de viabilizar uma poupança organicamente, você deve direcionar os valores para essa finalidade.
Possivelmente, serão baixos os valores economizados no início do seu planejamento. Entretanto, você deve comemorar cada pequena troca econômica que conseguir gerar na sua rotina. Dessa forma, você tende a criar um relacionamento saudável com a sua vida financeira, o que pode ser fundamental para todos os seus planos em longo prazo. Por isso, faça adaptações e questione os seus impulsos de compra.
O controle da sua rotina pode ser um diferencial para que você faça mudanças positivas. Lembre-se de que novos hábitos requerem disciplina e planejamento, por isso, você pode obter sucesso em longo prazo ao conceituar a poupança como um hábito.