Economia

Poupança Viabilizada e Seu Controle Pessoal

Viabilize uma poupança através de um controle financeiro pessoal com foco em seus hábitos de consumo. Veja mais detalhes!

Como direcionar valores para a poupança?

Para que você possa viabilizar uma poupança é importante que faça um planejamento financeiro pessoal, considerando as suas necessidades atuais e outros fatores pertinentes ao seu comportamento de compra.

Por isso, é relevante que adapte as dicas para a sua rotina, direcionando para que alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, o planejamento financeiro pessoal requer foco em novos hábitos. Ao passo que esses hábitos que dizem respeito ao seu comportamento de consumo, o que você considera na hora da compra etc. Assim sendo, poderá redirecionar algum valor para uma poupança.

No entanto, para que você possa alcançar essa objetividade, é necessário que tenha clareza sobre a sua situação financeira atual.

Por isso, primeiramente deve analisar o que você realmente deve, o que gasta e o que você ganha. Ou seja, é necessário que você separe seus gastos mensais dos seus gastos variáveis. Sendo assim, poderá verificar em que ponto deve focar para que realize a sua mudança de comportamento em relação às finanças.

Faça controles

É possível realizar seu controle de finanças através de aplicativos de finanças pessoais, por meio de planilha de Excel, ou até mesmo, em uma agenda. Pois, o importante é que você faça o controle de todos os seus gastos e ganhos para que você direcione seu orçamento, evitando assim mantê-lo negativo.

O hábito da poupança

Poupar dinheiro é um hábito. Por isso, esse deve ser seu foco inicial. Dessa forma,  posteriormente, você elevará valores direcionados para sua poupança 

Sendo assim, direcione valores para uma poupança, ainda que seja um valor baixo, para que você alimente esse hábito. Dessa forma, conforme suas finanças melhorarem, a tendência é que você guarde mais dinheiro de forma natural.

Gastos desnecessários

 Verifique quais gastos variáveis podem ser alterados na sua rotina. Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas que alteram bastante o valor de seus gastos.

Por exemplo, é possível trocar o cinema por um streaming, diminuir a frequência com que pede comida delivery, trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade etc. Essas são pequenas mudanças que vão direcionando valores para que aumente a reserva financeira direcionada para a sua poupança.

Comemore suas mudanças

Não existe perfeição, por isso, comemore todos os avanços que você perceber quanto à sua mudança de hábito. Não é fácil mudar seus hábitos financeiros, principalmente se você nunca teve nenhum tipo de controle.

Por isso, comemore cada redução de custo que você conseguir obter através de seu próprio comportamento e se comprometa com um valor para a poupança, focando sempre no hábito de poupar.