A poupança pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem está em uma situação financeira negativa, considerando que muitos foram prejudicados pela crise financeira agravada nos últimos dois anos pela pandemia causada pelo novo coronavírus.
No entanto, é possível que você elabore um planejamento financeiro que tenha foco em seus hábitos de consumo. Dessa forma, a poupança pode ser resultado de um processo resolutivo.
Para isso, primeiramente, você deve realizar um mapeamento de suas finanças pessoais. Sendo assim, separe os seus gastos fixos de seus gastos variáveis, e direcione valores fixos para diversas finalidades.
É possível utilizar tecnologias de gestão. Por exemplo, você pode utilizar uma ferramenta de gestão como o Trello, para realizar esse mapeamento, analisando os seus gastos de rotina e definindo suas metas.
Posteriormente, você pode verificar quais são os seus hábitos que são passíveis de mudanças, de maneira que você possa gerar economia na sua rotina.
Você pode trocar o cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito isento de tarifas, ao passo que pode direcionar os valores economizados para a sua poupança.
Possivelmente a economia gerada será de valor baixo. No entanto, é importante que você direcione o valor economizado para a poupança, de modo que você obtenha clareza sobre o seu fluxo financeiro; já que direcionar os valores economizados para a poupança é uma maneira de reforçar hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis.
Da mesma forma, você pode realizar trocas que sejam viáveis no que diz respeito à sua conta bancária; já que você pode optar por uma conta corrente na modalidade digital, dentre outras trocas pertinentes à sua rotina.
Posteriormente, você poderá revisitar o seu planejamento e definir suas metas. O mais importante é que você tenha foco em hábitos financeiramente sustentáveis.
Pois, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo, será de grande valia para as suas finanças que você é conceitue a poupança como um hábito e não como sacrifício pontual. Visto que o planejamento financeiro tende a ser algo de rotina, o que pode ser de grande valia para o seu futuro.