Economia

Poupança: o direcionamento objetivo e flexível de suas finanças pessoais

Para viabilizar uma poupança de forma planejada é importante direcionar o seu processo de finanças pessoais de modo flexível e assertivo.

Poupança: o direcionamento objetivo e flexível de suas finanças pessoais

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade. Entretanto, é possível que a poupança seja um conceito na sua rotina e não exatamente a sua única opção dentro do mercado de investimentos.

Você deve realizar um planejamento financeiro de modo flexível e direcionado, separando os seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, você obterá um parâmetro importante para o direcionamento do seu processo de finanças pessoais.

Defina metas

Em qualquer modelo de planejamento financeiro é necessário definir metas. Contudo, quando pensamos na poupança como um conceito, essa definição se torna flexível, focando inicialmente nas suas mudanças comportamentais, e não nos valores monetários.

Faça trocas econômicas

Você pode analisar em sua rotina o que pode ser modificado sem que você minimize o seu estilo de vida. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção isenta de tarifas.

Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária por uma conta digital, considerando o avanço das fintechs no mercado financeiro e a ausência de tarifas na prestação de diversos serviços importantes.

Poupe os valores economizados

Dentro do conceito flexível da poupança, você deve direcionar o valor que seria referente ao pagamento de taxas para essa finalidade. Provavelmente, você irá direcionar valores irrisórios, porém, é importante que você não abdique desse detalhe no seu processo.

Dessa forma, você estará criando uma visualização tangível do seu fluxo; o que pode ser fundamental para que você se motive a continuar realizando mudanças econômicas e flexíveis.

Seja paciente com o seu processo

Certamente você deverá modificar o seu processo com o passar do tempo, definindo metas fixas e valores elevados. Contudo, é muito importante que a flexibilidade seja um conceito referente a poupança e também ao seu próprio fluxo pessoal. Visto que, ao se cobrar excessivamente, você tende a abandonar todo o seu planejamento financeiro.

Por isso, tenha clareza de suas metas e defina os seus objetivos para que sejam realistas e alcançáveis. Sendo assim, você criará um caminho sólido e sustentável para lidar com suas finanças, fazendo com que a poupança se torne um conceito orgânico dentro da sua rotina e facilitando para que você alcance seus objetivos em longo prazo.